Quais os desafios encontrados pelas mulheres no setor de empreendedorismo?

Ser mulher nunca foi fácil e no mundo do empreendedorismo não é diferente. Felizmente, cada vez mais encontramos mulheres entrando no universo corporativo e abrindo seu próprio negócio. Entretanto, embora seja um assunto bastante discutido, ainda existem inúmeros desafios e barreiras enfrentados pelo sexo feminino nesse setor.

Empreender já é uma ação corajosa para qualquer um. Tirar as ideias do papel e dar início a um processo burocrático, demorado e, muitas vezes, desanimador, em meio ao enorme fluxo da concorrência, é uma tarefa complicada e que exige muita paciência, dedicação e esforço.

Agora, some todos esses obstáculos com o fato de ser mulher e pronto: encontramos um cenário mais difícil e cheio de desigualdades. Não é novidade para ninguém que, mesmo com mudanças importantes em relação aos direitos das mulheres, o ambiente corporativo tende a facilitar a vida dos homens, com salários mais altos (de acordo com pesquisa salarial da Catho) e preferência em cargos gerenciais (de acordo com o IBGE, mulheres ocupam apenas 38% dos cargos de chefia mesmo representando 51,7% do mercado de trabalho).

Mesmo com o aumento de mulheres empreendedoras em uma sociedade moderna e que levanta discussões e pautas fundamentais em prol do sexo feminino, são muitos os desafios que ainda precisam ser superados.

Quer saber mais sobre os desafios enfrentados pelas mulheres no empreendedorismo? Então, continue a leitura e confira os principais obstáculos. Você também pode entrar em contato conosco para consultar nossos serviços disponíveis. Estamos prontos para te ajudar!

O machismo

Dentre todos os desafios, conviver em um ambiente extremamente machista é um dos principais obstáculos enfrentados por mulheres. Claro que já existem debates em pauta há anos sobre esse assunto, entretanto, comentários e pensamentos discriminatórios, inclusive de pré-conceitos estabelecidos ainda são frequentes.

Muitas empresas dão preferência para contratação de homens, principalmente em setores em que a presença masculina é maior, como informática ou engenharia. O espaço para mulheres desenvolverem suas habilidades se torna limitado, já que os investimentos são inferiores ou até mesmo inexistentes.

Infelizmente, ainda existe muito preconceito e desigualdade no mundo do empreendedorismo. Entretanto, muitos estudos já indicam que as mulheres estão cada vez mais influentes na área, encontrando seu espaço e motivações no mercado.

Falta de incentivo

Com um cenário tão desanimador, encontrar ânimo e coragem para enfrentar as barreiras do empreendedorismo não é uma tarefa fácil. Muitas mulheres acabam desistindo sem nem ao menos tentar. A falta de incentivo de familiares e amigos também pode abalar a autoconfiança, fazendo com que a mulher não confie no seu próprio potencial.

Os preconceitos já enraizados na nossa cultura também têm grande influência para aumentar o desânimo e desestimular as mulheres que querem começar a empreender ou que já estão inseridas no mercado. Por isso, é fundamental buscar inspiração em casos de sucesso e não se deixar abalar por críticas ou falta de incentivo.

A dupla jornada

Conciliar vida pessoal e profissional já é um desafio por si só. Para as mulheres, então, existe um esforço redobrado, já que muitas, além de administrar o financeiro, ainda precisam ter tempo para os filhos e tarefas domésticas.

É como se o trabalho não acabasse nunca, afetando não somente o físico, mas também o psicológico. Empreender e cuidar da família são dois trabalhos que exigem muito da mulher, mas que no final são responsáveis por trazer satisfação e orgulho.

Dificuldade em conseguir investidores

Relacionado à desigualdade social, conseguir investidores para negócios comandados por mulheres também é um assunto delicado. Segundo levantamento feito pelo Global Entrepreneurship Development Institute, menos de 10% conseguem recursos para investimento.

Em um ambiente predominantemente masculino, muitas mulheres acabam recorrendo aos próprios recursos para manter a sua empresa em pé e viva no mercado.

Portanto, é fundamental planejar e continuar lutando para que o cenário mude em favor das mulheres, caminhando para uma sociedade mais justa e igualitária.

Gostou de saber sobre o assunto? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, nosso atendimento é rápido e eficiente!

 

WhatsApp contabilidade em são paulo