como importar mercadorias para revender

A forma correta e segura para distribuidores e revendedores

Importar mercadorias hoje em dia ainda está sendo algo trabalhoso quando você pensa em utilizar essa atividade para empreender, porém, apesar de ser trabalhoso ainda sim é vantajoso para que o empreendedor tenha uma margem de lucro um pouco maior ou se tornar mais competitivo no mercado.

O que é preciso para importar mercadorias?

O primeiro passo e até o mais importante na hora de você importar mercadorias para sua loja ou distribuidora é a formalização adequada da sua empresa.

É muito frequente empresas que não estão devidamente enquadradas terem problemas com importação de produtos, isso porque alguns empresários acreditam que apenas ter o CNAE de comércio é suficiente para importar mercadorias, mas, engana-se quem acredita que seja tão simples assim.

Para você importar mercadorias é crucial que a atividade de importação também tenha sido registrada para sua empresa e, você não pode ter pendências com o fisco, então antes de importar certifique-se que a sua empresa está em dia com as obrigações e que a sua empresa está devidamente enquadrada.

Registro no SISCOMEX

O SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior é o meio eletrônico onde todo empreendedor que irá atuar com importação e exportação precisa ser registrado ou habilitado.

Esse sistema auxilia o fisco a acompanhar diversos processos da importação, além de facilitar a comunicação entre os demais órgãos governamentais que, em alguns casos precisam anuir para que você possa importar, ministério da saúde e exército são alguns exemplos.

Existem 3 fases da importação

  1. Administrativo: Quando você cuida da burocracia, pedidos de autorização para importar a mercadoria.
  2. Fiscal: Quando é realizada a liberação dos produtos na alfândega e recolhido os impostos sobre o produto.
  3. Cambial: Quando você envia o pagamento para o exportador, ou seja, quando você paga pela mercadoria.

Controle os custos

Diversas pessoas acreditam que somente pelo fato de importar já se torna muito vantajoso financeiramente, mas nem sempre é assim.

Existem diversos produtos que podem ser até mais caros na hora de calcular todos os custos e outros produtos que não podem ser importados em hipótese alguma, como pneus, produtos químicos por exemplo.

Você deve planilhar todos os custos e comparar com a compra no mercado nacional é extremamente importante, assim você terá uma visão do que vale a pena e o que não vale a pena, nessa planilha você precisa colocar todos os pontos como:

  • Frete Internacional
  • Seguro de Transporte Internacional
  • Imposto de Importação
  • Imposto sobre Produtos Industrializados
  • PIS/Pasep
  • COFINS
  • Despesas Bancárias
  • Taxas Portuárias
  • Taxas de Armazenagem
  • ICMS
  • Despachante Aduaneiro (se houver)
  • Frete Interno
  • Margem de lucro

Dessa forma você terá uma visão límpida do seu negócio e será muito mais fácil decidir se ainda sim compensa importar essa mercadoria.

Fornecedores, como escolher?

A escolha dos fornecedores também é um processo tão importante quanto os demais, quando você decidi fazer negócios com empresas estrangeiras é importante que você tenha toda cautela e procure sempre trabalhar com empresas devidamente certificadas em questões de segurança e maquinários.

Além do mais, você precisa se certificar que esse fornecedor terá condições de suprir suas necessidades no caso de reposição de mercadorias quando necessário.

Incoterms fique atento.

Você precisa ficar atento e sempre solicitar que o seu fornecedor no exterior envie um documento discriminando as práticas entre ele (exportador) e a sua empresa (importador).

Dentre as práticas devem ser discriminados, preços de vendas, formas de pagamento, prazos de entrega e quaisquer outros aspectos que vocês possam ter negociado, dessa forma você estará precavido caso a Secretária do Comércio Exterior – Secex solicite alguma documentação.

Produtos em alta para importação

Existe uma gama de produtos que podem ser importados e que têm uma grande busca no mercado, separamos alguns produtos para você tenha ideia do que importar.

  1. Roupas de marca
  2. Maquiagem e Perfumes
  3. Acessórios femininos
  4. Eletrônicos
  5. Peças automotivas
  6. Games
  7. Decoração

Além desses produtos existem diversos outros que são muito rentáveis com boa demanda, caso você esteja começando vale pensar em testar produtos por nicho ao contrário de querer comprar de tudo um pouco e no final das contas ficar com muito estoque parado

Curso como importar mercadorias

Existe uma infinidade de produtores digitais hoje ensinando como importar mercadorias, além das diversas estratégias você também irá perceber uma grande diferença de custo de investimento, então se você realmente quer importar de forma correta vale pensar em participar de um desses cursos antes de iniciar por conta própria.

Alternativa para trabalhar com mercadorias importadas

Como alternativa você também pode pensar em empreender com dropshipping, uma técnica de vendas sem estoque físico, essa técnica muito comum em diversos países está começando a pegar forma também no Brasil e já existem pessoas que vivem somente disso.

Saiba mais sobre dropshipping nestes artigos:

Dropshipping, o que é e como funciona?

Dropshipping, como iniciar nesse mercado?

Solicite abaixo nossa proposta, proteja sua empresa com uma assessoria especializada no seu negócio.

 

WhatsApp contabilidade em são paulo