O que é e como funciona uma autopeças?

Se você quer investir no varejo de itens automotivos, então este artigo foi feito para você!

Nele abordaremos tópicos importantes para você construir sua loja autopeças com maior assertividade.

Muitas pessoas sonham em empreender e ser seu próprio chefe, mas poucos começam da maneira certa.

Ter seu próprio negócio, vai muito além de aumentar o faturamento! Exige dedicação, esforço, foco e muito trabalho.

Quer ter um negócio de sucesso e bem estruturado? Então continua com a gente que vamos te mostrar quais caminhos você deve percorrer para ter uma loja de autopeças de alta performance.

CHA EMPREENDEDOR.

CHA a bebida quentinha? Não!

Calma, vou te explicar melhor.

Quando me refiro ao CHA empreendedor, não estou falando da bebida quentinha que muitos de nós estão acostumados, mas me refiro aos Conhecimentos, Habilidades e Atitudes. Este é um conceito muito utilizado quando falamos em gestão de pessoas.

Mas, você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com o artigo em questão, não é mesmo? E eu lhe digo que TUDO!

Se você deseja obter sucesso em suas ações, então, você precisa do CHA, que nada mais é que conhecer muito bem o mercado automotivo e tudo que o rodeia (conhecimento), saber usar e aplicar as informações a favor do seu negócio e como colocar em prática todo conhecimento adquirido (habilidade), precisa também da ação e postura que garantam o sucesso do seu empreendimento (atitude).

Este é apenas um resumo sobre o que é o CHA empreendedor e como você pode aplicá-lo hoje mesmo para chegar a seu objetivo final, que é uma loja de autopeças de sucesso.

O QUE É UMA LOJA DE AUTOPEÇAS?

O setor de autopeças, mesmo em meio à crise (COVID-19), está crescendo e se mostrando uma ótima opção para os que sonham se tornar empreendedores.

Uma loja de autopeças é o local que os clientes em geral encontram uma variedade de produtos automotivos de diversas marcas e modelos.

Se deseja ter uma loja com bom desempenho, então, é fundamental que sua loja tenha uma grande variedade de produtos, novidades, entre outros.

As lojas de autopeças também são responsáveis por abastecer o mercado automotivo, como, por exemplo: oficinas mecânica, funilarias e empresas de customização.

 

COMO FUNCIONA UMA LOJA DE AUTOPEÇAS?

Como funciona uma loja de autopeças?

Para um funcionamento adequado uma loja de autopeças precisa estar de olho em todos os detalhes.

É preciso conhecer cada setor e ter conhecimento mesmo que básico.

Isso porque se você é dono ou gestor da autopeças você precisa ter um olhar no negócio como um todo e não focar apenas no resultado final ou faturamento.

Tudo deve receber a devida atenção, só assim, não receberá surpresas indesejadas a curto prazo.

Sabemos que as tarefas de um gestor ou dono de loja de autopeças são muitas, como: gerenciar as rotinas de vendas, elaborar estratégias comerciais para aumento da lucratividade, acompanhar demandas de peças, estoque, compras e negociação junto a fornecedores, entre muitas outras.

A gestão é fundamental para garantir o bom funcionamento da sua loja de autopeças, mas falaremos disso mais à frente.

O QUE É E PORQUE EU PRECISO DE UM PLANO DE NEGÓCIO PARA MINHA AUTOPEÇAS?

Sabemos que estruturar um plano de negócio para qualquer empreendimento é algo muito complexo e que requer muita atenção, neste momento te daremos um panorama de como fazer e aplicar na sua loja de autopeças.

Um plano de negócio nada mais é que criar estratégias de modo a antecipar situações que poderão causar impactos indesejados a seu negócio, ou seja, criar estratégias para lidar com toda e qualquer situação que possa atingir sua loja de autopeças.

Essa é uma ótima maneira de driblar crises e situações indesejadas, como já citamos.

Esse documento irá descrever sua loja de autopeças, quais são os objetivos desejados e quais são as melhores formas de alcançar seu objetivo.

Também é possível demonstrar a viabilidade da sua loja, em diferentes pontos de vista, como por exemplo: estratégico, mercadológico, operacional e financeiro, entre outros.

De forma simplificada podemos dizer que o plano de negócio da sua autopeças é um mapa que irá te mostrar quais os caminhos que sua loja de autopeças deverá percorrer para chegar ao sucesso.

Alguns passos para um bom plano de negócio, são:

Sumário Executivo;

Análise de mercado;

Plano de marketing;

Um bom plano operacional;

Plano financeiro;

Entre outros.

Esse é um breve resumo do que seu plano de negócio precisa ter e qual a importância dele para sua loja de autopeças.

 

COMO MONTAR MINHA LOJA DE AUTOPEÇAS?

Depois de percorrer os caminhos descritos acima e pôr em prática, chegou o momento de montar sua loja, de forma saudável e bem estruturada.

Bom, já criamos um plano de negócio, você aprendeu a desenvolver seu CHA empreendedor e já sabemos o que é e como funciona uma loja de autopeças.

A paixão por automóveis é uma característica de muitos empreendedores de autopeças, mas como vimos acima, a paixão não é a única garantia de sucesso.

E é exatamente por isso que iremos falar um pouco mais sobre como montar sua loja de autopeças nos tópicos a seguir.

Vamos lá.

PESQUISA DE MERCADO:

Quais os diferenciais da sua loja de autopeças? Essa é uma questão extremamente importante, você tem que estudar não somente o mercado em que irá atuar, mas também a concorrência.

Esse estudo deve ser minucioso, pois com ele você poderá destacar sua loja das demais, ainda mais nos dias atuais em que a concorrência é quase que gigantes e muitos empresários investem pesado para destacar seu negócio.

Se você abrir uma loja de autopeças sem uma pesquisa de mercado e concorrência sua loja estará fadada ao fracasso, uma vez que essa etapa é extremamente importante para o sucesso do seu negócio como um todo.

Dê ao seu público-alvo um motivo para escolher sua autopeças entre tantas outras.

Se você deseja saber mais sobre como montar sua loja de autopeças, temos um artigo detalhado com tudo que você precisa saber.

Acesse o Link: Como abrir uma loja de autopeças?

CANAIS DE VENDAS

Esse é outro ponto muito discutido, pois, alguns empreendedores imaginam que podem realizar suas vendas apenas nas lojas físicas ou existem os que acreditam que administrar mais de um canal de vendas seja algo totalmente inalcançáveis.

Ter mais de um meio de vendas também pode ser uma boa opção para os que desejam aumentar o faturamento.

Nos dias atuais temos diversas plataformas disponíveis e de fácil utilização que podem aumentar os resultados de vendas, como, também ajudar a divulgar sua marca.

Alguns canais de vendas, são:

Sites;

Mídias sociais;

Lojas virtuais ou marketplaces;

Entre outros.

A utilização de canais de vendas pode ser um diferencial, por isso, vale a pena investir nessas plataformas.

GESTÃO EFICIENTE

Gestão eficiente é aquela que fará sua autopeças crescer de forma sustentável, atingindo níveis elevados de satisfação.

Você sabe fazer uma gestão eficiente?

Quando falamos em gestão eficiente, não estamos falando apenas em uma gestão focada em um determinado setor ou processos que envolvem os colaboradores, mas em uma gestão como um todo, como, no caso da gestão financeira, processos otimizados, colaboradores, indicadores estratégicos, planejamento tributário…

Uma gestão eficiente mantém a autopeças equilibrada em todos seus pilares. Seu objetivo é o crescimento e engajamento da loja.

escolhendo o regime tributário da loja de autopeças

 

Vender muito é importante e quando falamos em abrir uma loja de autopeças, logo vem a mente: vendas, lucratividade e gestão de equipe.

E de fato são fatores muito relevantes quando falamos em qualquer empreendimento, porém, o que muitos empreendedores esquecem é a parte burocrática do negócio, como, por exemplo: tipos jurídicos, planejamento tributário, entre outros.

É interessante ressaltar que por se tratar processo muito complexo o mais indicado é que você procure um profissional qualificado e especializado da contabilidade para te ajudar.

 

Nós da Brasct somos uma contabilidade especializada e podemos te ajudar, entre em contato conosco agora mesmo no link abaixo.

Os regimes tributários disponíveis, são: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Se você deseja saber mais detalhadamente sobre cada um dos tipos jurídicos, temos esse artigo: Autopeças qual a melhor tributação?

COMO LEGALIZAR MINHA AUTOPEÇAS?

Depois de entender um pouco sobre o que é uma autopeças, como funciona e como montar a sua autopeças, chegou o momento de entender como funciona a legalização de uma loja de autopeças.

Iniciar suas atividades é mais do que elaborar um contrato social e obter um número de CNPJ.

Existe uma bateria de processos que temos que seguir, entre elas estão: idas ao cartório, preenchimento de formulários, Junta Comercial, Receita Federal e muito mais.

Devemos lembrar que todos esses processos levam tempo e devem ser assessorados por profissionais competentes da contabilidade ou advocacia.

Entre em contato com a Brasct se deseja legalizar sua empresa de forma assertiva e totalmente legal.

(COLOCAR FORMULÁRIO DA BRASCT)

A regularização da sua loja de autopeças, pode trazer muitos benefícios, como, captação de recursos junto à instituições financeiras (empréstimos e financiamentos), emissão de notas fiscais e mais.

Além de todos esses benefícios sua loja de autopeças estará em dia com o FISCO o que irá evitar multas e autuações.

Alguns passos para legalizar sua loja de autopeças, são:

CNPJ;

Contrato Social;

Documentação;

Inscrição Estadual;

Pedido de viabilidade;

Registro na Junta Comercial;

Cadastro na Previdência Social;

Registro na Secretaria Estadual da Fazenda;

Entre outros.

CONCLUSÃO

Se você deseja empreender no ramo de varejista de autopeças é importante que tenha uma atenção voltada para todos os temas abordados neste artigo, só assim, será possível iniciar de forma assertiva e dentro da conformidade exigida pela LEI.

Sabemos que são muitos processos, porém, quando respeitamos cada um dele e temos um olhar voltado para o crescimento e sustentabilidade, as chances de sucesso são muito maiores.

Nós da Brasct somos uma contabilidade especializada que entende o empreendedor e que torce pelo sucesso do seu negócio.

Se você deseja iniciar sua loja de autopeças da forma certa entre em contato com a gente agora mesmo e fale com um de nossos consultores.