Você que um empreendedor do ramo alimentício sabe como pode economizar na questão tributária do seu negócio?

Não?

Acompanhe o conteúdo abaixo, ele pode ajudar a você a diminuir a sua tributação e garantir maior rentabilidade ao seu negócio.

Tipos de tributação

Ao abrir uma empresa atualmente no Brasil podemos contar com três tipos de tributação:

  • Lucro presumido
  • Lucro real
  • Simples nacional

Quando um empreendedor faz à abertura da sua empresa a primeira decisão que tem que tomar é a escolha do regime tributário.

Essa escolha é feita anualmente, e só pode ser alterado após um ano de vigência.

Por isso ela demanda muita atenção e análise, ela pode determinar os ganhos e gastos da sua empresa nesse sentido.

E essa escolha tem muito haver com redução de custo e resultado operacional, é muito importante ter atenção ao fazer a escolha do seu regime tributário.

É fácil perceber que as empresas micro e pequenas, geralmente tem optado pelo regime do Simples Nacional.

Mas uma coisa muito importante na questão de redução tributária é que dentro do regime do Simples nacional nós temos dois tipos de operações possíveis para redução tributária.

Primeira

Uma delas é a questão da substituição tributária. Acontece quando o produto tem obrigação de retenção de imposto no momento da compra da matéria prima, o governo obriga quem vende esse produto, essa matéria prima, recolha o imposto na fonte.

Desse modo o imposto já esta pago, e no momento da venda tem que informar ao governo que o produto processado já teve seu imposto pago, e ele será abatido no momento da venda.

Assim evitará pagar imposto em duplicidade.

Segundo

Outro fator que pode reduzir impostos é o PIS e COFINS, temos dentro do próprio Simples Nacional uma redução tributaria que chamamos de tributação monofásica.

Nesse ponto você consegue também fazer uma redução tributaria no simples nacional com o PIS e CONFINS.

Essas duas dicas podem gerar uma lucratividade para você de imediato e aumentar o seu lucro com a diminuição de imposto que você paga para o governo.

Muitas empresas no ramo alimentício, principalmente pequenos restaurantes que não sabem desse aproveitamento tributário, acabam todos os meses pagando para o governo um pouco mais de imposto.

Com foco nessa questão de redução na sua operação existem conteúdos disponíveis com especialistas em gestão operacional de restaurantes.

Procure o seu contador, ele pode explicar como economizar no seu processo e como pode otimizar o seu processo operacional com duas frentes.

Primeiro adequar toda a sua operação as normas que são exigidas pela vigilância sanitária e também iniciar um processo de redução de custos aumentando sem a sua lucratividade.

Com certeza começara a operar de uma forma muito mais produtiva e diferente tendo um melhor lucro.

Não pague mais impostos que não são devidos, procure o seu contador e se informe sobre essa possível redução.