Vai abrir uma loja de autopeças?

Vai abrir uma loja de autopeças?

Saiba que esse é um mercado muito promissor!

O setor automotivo goza de benefícios comerciais diferenciados mesmo em tempos de recessão econômica. Em épocas de crise financeira, como a que o Brasil está vivendo, as pessoas compram menos carros novos e acabam gastando mais para manter em perfeito estado seus veículos usados. Por isso, se você quer abrir uma loja de autopeças, você pode ter certeza que está investindo em um mercado muito promissor.

Pensando no melhor para empresas da área, abordaremos o seguinte tema:

Como abrir uma loja de autopeças?

Se você deseja abrir uma loja de autopeça, fique ciente que esse mercado é bem concorrido, porém, bastante promissor!

Essa área cada vez mais está se expandindo no Brasil devido ao aumento de vendas de veículos e também devido ao desejo dos consumidores em manterem seus veículos usados em perfeito estado de conservação. Isto faz com que exista uma demanda muito grande por esse tipo de serviços.

O Brasil vem avançando de modo surpreendente nesse nicho e incluindo novos conceitos e tecnologias que estão auxiliando bastante para que o setor se expanda.

O consumidor ultimamente vem mudando os seus hábitos e dando preferência para a manutenção preventiva, o que também está fazendo com que o mercado de autopeças majore consideravelmente no mercado.

Conforme análise realizada pela FENABRAVE (Fenabrave Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores) em 2019 chegamos próximo dos 9 milhões de veículos usados no Brasil, tendo sua concentração maior na região sudeste conforme o gráfico abaixo.

crescimento da frota de veículos no brasil
http://www.fenabrave.org.br/

Ainda ao analisar o gráfico acima é possível ver que a média de idade dos carros circulantes na região sudeste é de 15,5 anos, então percebemos que o mercado de autopeças é um excelente mercado tanto para reposição, reparação e acessórios.

Devido a grande concorrência neste mercado, é necessário que o empreendedor que deseja empreender neste nicho, tenha uma boa visão de negócios e oportunidades para que consiga proporcionar um diferencial e a empresa possa assim se destacar.

Além disso, gostar de carros é bem comum entre as pessoas que trabalham nesse segmento e desejam ter uma loja de autopeças, o que ajuda bastante, pois para atuar nesse mercado é preciso que o indivíduo conheça a mecânica de carros e saiba lidar com os clientes que chegam com dúvidas.

Mas isso não quer dizer que apenas exímios conhecedores de veículos possam empreender nessa área, de forma alguma! Qualquer pessoa com o desejo de empreender pode entrar no negócio. Basta estudar, aprender a gostar do que faz e pegar gosto para lidar com os carros.

Depois de organizar a mente e concluir o que foi ou não feito para investir nesse mercado, escolha os itens da sua loja, trace um plano estratégico e sucesso!

Planejando a sua loja de autopeças

Abrir uma loja de autopeças pode ser uma grande dúvida para muitos empreendedores que desejam investir no negócio e por esse motivo, o primeiro passo a ser dado é o planejamento.

Traçar um plano estratégico e ter em mente a maioria das coisas que vai precisar para que a sua empresa dê certo no mercado, pode ser o que você precisa para conseguir alcançar os seus objetivos.

Entre as principais coisas que você precisa pensar para que o seu negócio tenha um bom desenvolvimento no mercado, estão:

  • Localização;
  • Conhecimento de administração;
  • Qualidade do atendimento;
  • Controle do estoque;
  • Receitas e despesas;
  • Planejamento das compras;
  • Planejamento tributário;
  • Sistema de gestão e;
  • Uma contabilidade especializada.

Veja abaixo o resumo de alguns dos itens que foram citados acima:

Controle de estoque para loja de autopeças

As lojas de autopeças precisam ter um bom estoque e o controle de entrada e saída das peças. Para isso, é necessário que você crie um planejamento de negócios.

Ter um pequeno conhecimento sobre esse mercado pode ser essencial nessa hora, para que nada seja desperdiçado.

Logo é necessário que você conheça sobre Curva ABC na hora de comprar dos seus fornecedores e Estoque Médio, assim você poderá comprar peças que realmente vendem e não irá correr riscos de comprar quantidades além do necessário.

Tipos de produtos para vender na autopeças

melhores peças para vender em uma loja de autopeças

Saber quais produtos oferecer para o cliente é uma prioridade do empreendedor que rege uma loja de autopeças, como o mercado é muito extenso é possível focar em peças de reposição como por exemplo:

  • Latarias;
  • Faróis;
  • Guarnições;
  • Reparos;
  • Mecânicas.

Também é possível que o empresário opte apenas por produtos de acessórios e customização, hoje em dia já existe diversas lojas especializadas apenas nesses tipos de produtos:

  • Aerofólios;
  • Lanternas;
  • Tapetes;
  • Volantes esportivos;
  • Linha tuning;
  • Entre diversos outros.

Caso ocorra de o empresário não ter muita noção nessa área, contratar um profissional para administrar essa pesquisa de mercado é essencial.

Localização para lojas de autopeças

A localidade que você deseja abrir uma loja de autopeças precisa ser bem pensada. Pois, para ela ter uma maior audiência no mercado, o recomendado é que seja localizada próxima a borracharias, funilarias ou oficinas mecânicas, mas cuidado, antes de alugar ou comprar o ponto comercial é primordial que seja realizado análise de viabilidade do local, existem algumas restrições pela prefeitura, bombeiros ou vigilância sanitária.

Estrutura ideal para uma loja de autopeças

O aconselhado é que a área da sua empresa não seja menor que 80m², dependendo do planejamento da sua loja de autopeças. O estabelecimento precisa ser dividido em 5 partes: Loja, estoque, copa, escritório e banheiros (pelo menos dois – Um para funcionários e outro para clientes).

Equipamentos básicos para iniciar as atividades

Para você iniciar as atividades é necessário que além do capital inicial para compor o seu estoque você já tenha também os equipamentos básicos como:

  • Telefone e celular;
  • Computador;
  • Impressora;
  • Emissor de cupom fiscal;
  • Prateleiras para estoque;
  • Vitrine para alguns produtos e balcão.

Além de mobiliários como cadeiras mesas e vestuário para que os colaboradores possam trabalhar, trocar de roupas se necessário e guardar os seus pertences.

Quais documentos necessários para abrir uma loja de autopeças?

Quais documentos necessários para abrir uma loja de autopeças

Depois de analisar e definir todos os pontos acima é necessário juntar os documentos iniciais para constituir a sua loja de autopeças e assim como todas as demais atividades será necessário iniciar pelo contrato social, então se você for empreender sozinho ou em sociedade é serão necessários os seguintes documentos de ambos os sócios:

  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de Endereço;
  • Estado Civil;
  • Certificado digital.

Comprovante de endereço onde será a loja

  • Comprovante de endereço (Cópia simples);
  • IPTU (Cópia simples).

Esses são os documentos iniciais para darmos inicio ao contrato social, e como mencionado acima, se você for constituir empresa em sociedade também será necessário informar a cota de cada sócio, se ambos serão sócios administradores ou não.

Registro do Contrato Social

Após assinar o contrato social daremos inícios aos próximos passos de registro na Receita Federal, Prefeitura e Junta Comercial, que são os órgãos fiscalizadores dos estabelecimentos em geral.

Alvará de Funcionamento para loja de autopeças

Em muitos casos já não é necessário o alvará de funcionamento, porém, tudo irá depender da estrutura da sua loja de autopeças, caso a sua loja tenha mais de um piso, subsolo, ou área igual ou, superior a 200 mt² ai sim será obrigatório a solicitação do alvará de funcionamento.

Análise tributária para lojas de autopeças

análise tributária para loja de autopeças

Esse é um tema de extrema importância, e é algo que deve ser feito antes mesmo do início das atividades, mas, caso você já esteja empreendendo a análise tributária poderá ser realizada a qualquer momento.

Quando falamos de análise tributária para autopeças estamos falando também do seu capital de giro e economia de muito dinheiro que, muitas vezes são desperdiçados pagando impostos indevidos.

Apesar de haver as possibilidades de recuperação tributária para autopeças é bem melhor pagar apenas o devido do que prejudicar o seu caixa e só depois recuperar o valor não é mesmo?

Por isso é tão importante que antes de abrir uma loja de autopeças seja realizada a análise tributária, para que possamos fazer um estudo sobre o valor que será investido em mercadorias, custos operacionais, custos com folha de pagamento, e de acordo com os produtos que serão ofertados identificarmos a melhor tributação para a sua empresa.

Porém, a análise tributária não se limita a falar apenas em achismo, é necessário aprofundamento além de análise e parametrização do sistema que será utilizado na sua loja e se necessário o treinamento da pessoa que será responsável pelos lançamentos das notas fiscais de compras e vendas.

Lendo pode parecer um processo complexo e oneroso, mas lembre-se que todo processo é importante para deixar a sua empresa cem por cento protegida.

Não basta apenas escolher a melhor personalidade jurídica se o resto da operação não for bem estruturado, então, lembre-se antes de iniciar suas atividades e compras de mercadorias é primordial identificar e planejar a tributação da sua empresa, parametrizar o sistema e preparar os gestores, vendedores e equipe de faturamento para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Quanto precisa para abrir uma loja de autopeças?

Quando abordamos a questão de capital de investimento é mais complicado, existem pessoas que iniciam suas lojas com um capital bem baixo na faixa de R$ 25 mil reais, comprando apenas peças de alto giro e com margem de lucro nem sempre muito atraentes, calculando apenas o imposto, custo fixo e um pouco de margem para reinvestir em mais mercadorias.

Agora tem pessoas com perfil um pouco mais arrojado, que buscam além de capital próprio também complementam o investimento com ajuda de parentes e empréstimos, fortalecendo seu poder de compra e negociação, buscando um capital inicial na faixa dos R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Porém, quando o empreendedor decide por fortalecer o seu capital inicial com empréstimos é necessário fazer um provisionamento das despesas já calculando as parcelas a vencer, o que é necessário ter valor e caixa vendendo ou não.

Em ambos os casos o empreendedor precisa ter em mente e ter o capital de pelo menos 3 meses para pagar contas como:

  • Mão de obra;
  • Locação do ponto comercial;
  • Despesas fixas;
  • Despesas variáveis;

Esse é mais um motivo que o empresário precisa contar com uma contabilidade especializada para ajudar em todos os momentos desde o início do seu negócio.

Loja virtual para autopeças

Um ótimo investimento que você pode fazer e que vem aumentando o faturamento das lojas de autopeças é montar uma loja virtual, caso você queira se aventurar nesse mercado leia o nosso artigo “4 Dicas para criar um ecommerce de autopeças”.

E se precisar de ajuda com a contabilidade e/ou abertura de uma loja de autopeças, entre em contato! Somos especializados em contabilidade para lojas de autopeças e podemos ser um excelente apoio para que você inicie sua loja de autopeças com o pé direito!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!