artigo - 5 Dicas para autopecas passar pela atual crise

Quando um gestor de uma loja de autopeças se depara com situações em que vê o seu faturamento cair drasticamente, a primeira preocupação em muitos casos é com sua folha de pagamento e como arcar com suas obrigações junto aos seus credores.

Diversas empresas em desenvolvimento compram mês a mês de forma faturada, e em momentos de crise financeira como essa que se instalou no Brasil, tira o sono de qualquer empreendedor, por isso nós vamos mostrar 5 formas de você usar boas estratégias para superar esse momento de crise com o mínimo impacto possível.

Como reduzir a folha de pagamento para uma loja de autopeças.

Sabemos que toda loja de autopeças precisa dos seus colaboradores para que a sua empresa continue em plena atividade, porém, com uma boa análise é possível reduzir o custo com folha de pagamento sem prejudicar os trabalhos da sua loja.

Duas estratégias que podem ser aplicadas para a sua loja de autopeças são:

Redução da folha de pagamento: Conforme a Medida Provisória 936 é possível diminuir a carga horária e salários nas seguintes faixas: 25, 50 ou 70%, lógico que nenhum empresário gostaria de reduzir o salário dos seus colaboradores, mas neste momento essa se torna uma boa estratégia para manter o emprego de todos. Com a redução de salário e carga horária é possível criar escalas entre a equipe para que todos permaneçam trabalhando, porém com escalas de dias e horários respeitando assim os proporcionais previstos na medida provisória.

Antecipação de férias: A medida provisória 927 prorrogada até o final de Julho de 2020, você pode antecipar as férias dos funcionários, devendo informar seus colaboradores pessoalmente ou por meio eletrônico com prazo máximo de até 48 horas antes do início da vigência e pode efetuar o pagamento do 1/3 de férias até 20 de Dezembro de 2020

Mídias sociais para loja de autopeças em momento de pandemia

Muitas empresas buscam manter o faturamento ou aumentar seu faturamento, porém não utilizam o mínimo de estratégias digitais. Todos nós sabemos da importância do marketing digital para qualquer segmento hoje em dia, por exemplo, nós mesmo da Brasct utilizamos como estratégias de marketing digital este blog onde você consegue encontrar este artigo e diversos outros onde nós criamos conteúdos de alto impacto para ajudar você que está lendo neste momento, além de postarmos diversas dicas em nossas mídias sociais frequentemente.

Cadastre-se no formulário abaixo para receber nossas dicas e artigos.



 

E como uma autopeças pode começar estratégias de marketing digital em meio a pandemia?

O primeiro passo é utilizar o Google Meu Negócio, através dessa ferramenta gratuita que o Google oferece desde que bem configurada você poderá ser encontrado de forma orgânica nas pesquisas feitas por pessoas próximas da sua loja.

Cadastre-se aqui: https://www.google.com/business/

imagem google meu negócio - ferramenta gratuita do google para empresas posicionarem suas marcas de localmente de forma orgânica

A configuração é bem rápida e simples, em questão de minutos a sua empresa já poderá ser encontrada no Google por aqueles na sua região.

imagem de um gráfico mostrando a quantidade de acessos dos ultimos 30 dias, na ficha da brasct no google meu negócio

Com a ferramenta do Google meu negócio você consegue que os seus possíveis clientes peçam para gerar a rota no maps para a sua loja, façam ligações diretamente para o telefone cadastrado (importante cadastrar o telefone ou whatsapp da loja). Seu possível cliente também pode visitar o site da sua loja caso possua um, e/ou fazer perguntas diretamente no Google.

Viu quantas possibilidades apenas em uma ferramenta gratuita?

Outras possibilidades são também o site como já mencionamos, redes sociais (Facebook e Instagram), Whatsapp e Telegram. É importante que todas as suas mídias sociais estejam alinhadas e que personalizadas com os dados da sua empresa, por exemplo no Facebook é importante que você crie uma fanpage, no Instagram uma conta comercial, o Whatsapp versão business e no Telegram um canal de atendimento.

Para você entender as possibilidades, no Whatsapp business, fanpage do Facebook e conta comercial do Instagram é possível criar stories, que são aquelas imagens e vídeos que ficam visíveis por até 24 horas, além de poder criar um catálogo de produtos e serviços vendidos pela sua empresa. Isso ajuda quando o seu cliente ou seguidor precisar de algo já conseguirá ver no catálogo de produtos algumas opções e valores caso você tenha disponibilizado.

Caso tenha possibilidades você pode contar com auxílio de alguma pequena agência para criar campanhas para o seu negócio, aumentando a possibilidade de vendas.

Recuperação de ICMS-ST para loja de autopeças

imagem recuperação tributária para autopeças - brasct recupera mais de 600 mil reais em impostos para clientes

Já falamos de forma ampla em um outro artigo sobre a recuperação tributária para loja de autopeças você pode conferir [NESTE LINK], mas vamos te explicar como a recuperação tributária pode te ajudar.

Conforme a CAT 42/2018 a sua empresa tem a possibilidade de se beneficiar da recuperação de impostos pagos de forma indevida, sendo pagos a maior ou quando não são devidos porém são tributados.

Entenda cada uma das opções:

imagem de uma nota fiscal mostrando campo de icms substituição tributária | brasc contabilidade para autopeças

ICMS-ST pago a maior, pode ocorrer quando o IVA (Índice de Valor Adicional Setorial, é como se fosse a sua margem de lucro prevista pelo governo) do estado de destino é menor que o de SP, por exemplo, a grosseiro modo seria praticamente a diferença do ICMS de SP 18% menos o ICMS do RJ 12%, você teria a restituir 6% pagos a maior, mas calma, a conta é muito mais complexa, utilizamos esse exemplo apenas para ilustrar ok?

Imposto pago indevidamente é, quando o produto monofásico, é pago integralmente pela indústria ou importador e por algum motivo no seu sistema está configurado errado e você acaba pagando novamente esse imposto.

Então é necessário que façamos uma grande varredura em todos os valores pagos e possamos conciliar as informações para descobrir quanto você teria a restituir no período dos últimos 5 anos.

Você também pode se beneficiar de uma análise tributária do ICMS pago na base de cálculo do PIS/COFINS, o que vinha acontecendo a muitos anos é que você pagava o ICMS estadual e depois pagava o PIS/COFINS que também tinham em sua base de cálculo o ICMS, então você pagava novamente. Agora podemos fazer uma análise para descobrir o montante que já foi pago pela sua empresa, recalculamos tudo tirando o ICMS da base de cálculo e descobrimos a diferença, então entramos com pedido de restituição do valor.

Quando a Receita Federal delibera a favor da autopeças em até 24 horas é criado uma conta de crédito referente a esse impostos, que poderá ser deduzido total ou parcialmente nos impostos a vencer ou, você também poderá pagar os seus fornecedores transferindo o crédito para a conta de crédito desse fornecedor, dessa forma você reduz e muito o impacto financeiro da sua empresa, podendo diminuir o preço de vendas para se tornar mais competitivo ou amortizando o impacto no seu fluxo de caixa.

Recuperação de INSS pago indevidamente

Além da possibilidade de restituir valores do ICMS-ST você ainda pode restituir valores de INSS pagos indevidamente, ou seja, você também pode reaver valores sobre folha de pagamento, férias, 13º salário, auxílio maternidade entre diversos outros.

Assim como na situação acima, você poderá reaver esses valores e utilizar seus créditos nos meses subsequentes.

É totalmente possível reduzir os impactos causados pela crise neste momento, porém, para ter êxito é primordial que você possa contar com uma assessoria especializada, para isso, nós da Brasct Contabilidade estamos a sua disposição, já auxiliamos diversas lojas de autopeças na recuperação de impostos pagos de forma indevida, garantindo assim a segurança e saúde da sua empresa.

Cadastre-se abaixo e fale com os nossos especialistas sobre essas e outras soluções desenvolvidas para ajudar o seu negócio.