5 ideias de empreendedorismo para mulheres

Conciliar a rotina de casa, filhos e trabalho é uma tarefa difícil para as mulheres. A gravidez, por exemplo, faz com que o mercado de trabalho feche as portas para muitas trabalhadoras. É aí que muitas delas resolvem apostar no empreendedorismo.

Ao longo dos últimos anos, o número de mulheres empreendedoras aumentou no país. Os dados do Sebrae, em parceria com a empresa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), mostram que, entre 2017 e 2018, a proporção de mulheres empreendedoras saltou de 38% para 45%.

No total, a estimativa é que existam 24 milhões de trabalhadoras com o próprio negócio, contra 28 milhões de homens. Esse número, no entanto, vem crescendo. Isso, porque as empreendedoras brasileiras costumam ter um nível de escolaridade 16% maior do que os homens.

5 ideias de empreendedorismo para mulheres

Se você deseja entrar no ramo do empreendedorismo, mas não sabe por onde começar, separamos algumas ideias que irão te inspirar. Para auxiliá-la nesse processo, você pode contatar a nossa ajuda via WhatsApp.

Que tal a culinária profissional?

Nesse segmento, a trabalhadora escolhe algo que já costuma fazer como um hobby, seja preparando aquele jantar ou aquela sobremesa especial. Por exemplo, salgadinhos para festas e eventos, marmitas e brigadeiros, são ideias que podem fazer você ganhar dinheiro.

No início, o preparo pode ser em casa mesmo. Para concretizar os planos, você precisa de uma cozinha que suporte a atividade, tempo e, é claro, bons fornecedores.

Conforme o negócio for prosperando, é possível abrir o próprio restaurante. Na busca por uma alimentação mais saudável, tem aumentado a procura por uma dieta vegetariana ou vegana. Essa é uma tendência, portanto, na qual a empreendedora pode apostar.

Sustentabilidade + tecnologia nos bares

A tecnologia tem se tornado uma aliada do segmento da alimentação, principalmente por causa dos novos aplicativos de entrega, como iFood, Uber Eats e Rappi. Investir em bares que aderem a essa modalidade de entrega é fundamental para a sobrevivência no século XXI.

Por isso, a empreendedora precisa repensar alguns conceitos, como o tipo de embalagem que utiliza e como consegue adaptar o conceito de sustentabilidade ao negócio.

Evitar o desperdício de alimentos, investir em produtos orgânicos, apostar no hambúrguer vegano, aquele feito à base de plantas, e descobrir as bebidas fermentadas e não alcoólicas são algumas das novidades de empreendedorismo.

Moda inclusiva

Hoje, o setor está percebendo que é preciso abraçar a diversidade de corpos e medidas. Por exemplo, roupas sem zíperes e sem botões para pessoas com deficiência e modelos estilizados para plus size são ideias de negócios para as mulheres apostarem.

Mulheres no setor automotivo

Tradicionalmente demarcado pelo perfil masculino, as mulheres têm conquistado espaço no setor automotivo. Isso, porque o número de motoristas também tem aumentado.

Ou seja, mulheres preferem ser atendidas por outras mulheres. Então, se você gosta do setor, por que não apostar em uma oficina mecânica, por exemplo, comandada apenas pelo sexo feminino?

Marida de aluguel

Sabe aqueles reparos que toda residência precisa? Se você sabe trocar chuveiro, arrumar torneiras, pintar paredes e instalar luminárias, esse segmento é para você. Com mais pessoas morando sozinhas, a procura por serviços assim tende a aumentar.

Participar de cursos de pedreiro, edificações, eletricista são algumas das possibilidades para as empreendedoras que pretendem se aventurar na área.

O que achou das ideias? Para colocá-las em prática, você precisa organizar as finanças. Que tal receber o auxílio de uma empresa de contabilidade? Solicite nosso contato via WhatsApp.

 

WhatsApp contabilidade em são paulo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Seja o primeiro a comentar!