Atualmente com o crescimento do mercado alimentício, muitas empresas têm buscado inovar e renovar suas formas de levar novidades para os seus clientes, sejam novos pratos, variedades gastronômicas e mobilidade para entrega.

De um lado restaurantes e lanchonetes buscando aumentar seu faturamento, ficar mais próximos dos clientes e manter um branding “aquecido”.

Do outro lado, clientes buscando comodidade, tanto na forma de realizar seus pedidos, pagamentos e entrega, quanto mais simples e rápido for todo o processo, melhor será para ambas partes.

Pensando nisso, vamos falar um pouco como restaurantes e lanchonetes podem utilizar aplicativos para aumentar o seu faturamento e ficar mais próximos do seu cliente.

Aplicativos próprios para pedidos online?

Algumas empresas buscam desenvolver seus próprios aplicativos tanto para o cliente ver o cardápio como para que o cliente realize seus pedidos e até mesmo faça o pagamento do pedido.

Quando você desenvolve o seu próprio aplicativo existem algumas vantagens e desvantagens, as vantagens são:

Sem concorrência, o seu cliente está utilizando o seu App e não irá se distrair com outras marcas.

Personalizado, você pode personalizar o seu App, da forma que achar melhor, enviar notificações para os seus clientes de promoções e novidades e ainda oferecer histórico de compras e programa de pontos para clientes.

Porém para desenvolver um aplicativo do zero ou você precisa investir em mão de obra qualificada contratando um desenvolvedor para criação e manutenção do seu aplicativo ou terceirizar esse desenvolvimento, essa segunda opção pode ser um pouco mais acessível, porém você fica “preso” com a empresa que desenvolveu para oferecer todo o suporte necessário de atualização e manutenção do app.

Aplicativos de terceiros, qual as vantagens?

Primeiramente vamos entender que, aplicativos de terceiros nesse contexto são os aplicativos oferecidos por empresas por exemplo Uber Eats, Ifood, Pedidos Já, HelloFood, Rappi entre outros apps, que foram desenhados e desenvolvidos com a finalidade de unir diversas empresas em um só app, facilitando a vida de pessoas que gostam de praticidade, seja por falta de tempo ou por hábitos.

Para que você consiga vender utilizando um dos aplicativos mencionados é importante lembrar que você precisa fazer o seu cadastro em cada uma das plataformas que deseja utilizar, afinal as empresas que administram o app não irão adicionar o seu estabelecimento lá por livre e espontânea vontade sem a permissão do proprietário do estabelecimento.


Tela de cadastro Uber Eats

Quando você cadastra seu estabelecimento em um aplicativo é sempre importante lembrar que existem termos de uso, condições gerais e políticas de privacidade, pontos estes que muitos empresários ignoram no momento de criar esse elo, e por qualquer problema já previsto em um desses 3 tópicos o empresário pode ser penalizado, gerando insatisfação com a empresa mantenedora do serviço.

Uma grande vantagem para o seu restaurante utilizar um aplicativo de pedidos é o custo com entregas, quando você utiliza aplicativos como o caso dos já mencionados, você paga uma porcentagem por cada pedido, no caso do Uber Eats essa porcentagem para o restaurante é de 30% e o cliente paga mais uma taxa em São Paulo essa taxa fica em torno de R$ 7,00 (sete reais).

Um custo muito menor que contratar uma frota para entrega, sem falar que o restaurante não se torna responsável com vínculos empregatícios dos entregadores, nem responsável pelos seus meios de transporte, com isso tendo uma enorme economia.

Porém vale lembrar que todo e qualquer pedido de cancelamento e reembolso será por conta do restaurante por isso vale a pena lembrar de ter muito cuidado na hora de preparar os pedidos e enviar.

É possível aumentar o faturamento?

Sim, quando um restaurante se registra em algum aplicativo para vendas de comidas isso tende a auxiliar no crescimento do faturamento desse restaurante, lógico que é preciso ter alguns cuidados e claro ter visão do que está fazendo.

Frequentemente as empresas orientam fazer alguma ação de marketing com preços promocionais, combos, brindes e isso deve ser algo muito bem planejado para a sua venda não se tornar um prejuízo, outra coisa importante de se abordar é que para você aumentar o faturamento do seu restaurante não adianta apenas sair se cadastrando em todos os Apps, é importante que você analise o que cada um oferece de melhor, seja em porcentagens, quantidade de entregadores cadastrados, regiões atendidas e assessoria para o restaurante.

Também precisamos lembrar que geralmente as empresas donas dos aplicativos fazem o marketing e mostram novidades para os clientes com grande frequência, mas cabe ao restaurante manter o seu cardápio online atualizado assim como os preços praticados e promoções.

Aproveitando todas possibilidades (mídias digitais, apps, aplicativos de mensagens)

Não podemos deixar de mencionar outras ferramentas que também estão auxiliando restaurantes e lanchonetes no seu crescimento.

Instagram para restaurantes e lanchonetes

O Instagram tem se tornado uma excelente fonte de vendas, através dele diversas empresas estão conseguindo compor e até mesmo aumentar o seu faturamento, realizando posts sobre seus pratos, criando engajamento com o seu público alvo e com isso conseguindo que as pessoas frequentem seus estabelecimentos.

Fonte Instagram/applebeesbrasil

Você pode também utilizar o Google Meu Negócio, Facebook cada mídia digital tem suas vantagens e desvantagens então é importante que você tente identificar qual delas irá agregar o melhor resultado para o seu negócio, porém, se você dispor de tempo ou alguém da equipe que possa fazer a gestão de mídias sociais é importante que utiliza todas mídias possíveis, afinal a rede social é gratuita e você só tem a ganhar.

Autobots para Facebook

Hoje em dia muito tem se falado também de Bots para Facebook, essa ferramenta que interage com os clientes e auxilia nas vendas tem sido uma “mão na roda” por mais que sempre existe aquele perfil de cliente que não está totalmente à vontade com a tecnologia, vale a pena pensa e quem sabe investir nisso, afinal é um atendente virtual que irá trabalhar no lugar dos demais atendentes e o melhor de tudo, muitas vezes não tem limites de conversas conseguindo efetivar diversos pedidos de forma simultânea.

Caso você não saiba como funciona essa ferramenta de autobots ou não tenha conhecimento técnico para configurar, existem empresas que são especializadas em criar essas funcionalidades alimentando a inteligência artificial por trás de tudo isso, assim quanto mais configurado o autobot for menos solicitações de falar com atendente (humano) você terá.

Breve resumo…

Neste artigo falamos então sobre as facilidades, vantagens e desvantagens de um restaurante utilizar aplicativos para aumentar o seu faturamento, falamos também da possibilidade de desenvolver aplicativos próprios como é o caso do Habib’s, os custos com mão de obra ou terceirização.

E por fim falamos brevemente sobre as mídias digitais gratuitas que também tem auxiliado o empresário do ramo alimentício a criar um branding mais forte e ficar mais próximo do seu cliente.

Vale lembrar que independentemente do tamanho do seu restaurante, bar ou lanchonete, para que você possa sempre ter os melhores resultados, melhor custo e preço você precisa de uma assessoria contábil que possa te mostrar como tudo isso é capaz, além de identificar o ponto de equilíbrio do seu estabelecimento é possível também reduzir custos com folha de pagamento, fornecedores, impostos e muitas outras oportunidades.

Se você também busca soluções para manter o seu restaurante ou lanchonete em constante evolução entre em contato com a gente, nós da Brascont somos especializados no ramo alimentício.

 


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.