Como abrir empresa em Osasco – São Paulo?

Como abrir empresa em Osasco – São Paulo?

Está pensando em como abrir a sua empresa em Osasco e tem dúvidas do que é preciso e como você pode realizar o seu sonho de empreender?

Então pode ficar tranquilo que todas as informações contidas neste artigo são seguras, assim podemos te auxiliar ao máximo a esclarecer o máximo de dúvidas que você possa ter sobre esse tema.

Sobre a Cidade de Osasco

A Cidade de Osasco situada na Zona Oeste do estado de São Paulo já conta com uma população maior que 698.418 segundo o levantamento do IBGE de 2019.

Para quem pretende abrir uma empresa em Osasco é importante saber que a média salarial do município é de 3,2 salários mínimos por trabalhador formal, mas isso é apenas uma média, em um outro artigo falaremos sobre como definir o salário ideal para o seu colaborador.

Ainda segundo o IBGE, o PIB Per Capita com base no ano de 2017 é de R$ 111.637,85, ou seja a concentração de riqueza no município é muito boa, o que é um bom indicativo para instalar a sua empresa no município de Osasco.

O que é preciso para abrir empresa em Osasco?

Empreender não é uma tarefa tão simples como se parece, mesmo quando a pessoa possui o conhecimento técnico para determinadas funções esse é apenas um dos passos necessários para ter sucesso na hora de abrir sua empresa, por isso fique atento aos próximos passos:

Planejamento

Fazer o planejamento vai muito além de colocar no papel itens básicos como o que vender ou fabricar. Para você constituir abrir a sua empresa é necessário que pense nos seguintes pontos:

  • Tenho habilidade técnica para executar?
  • Sou bom em gestão financeira?
  • Conseguirei anunciar, atender, vender prestar suporte, executar e realizar as cobranças tudo sozinho?
  • Onde irei abrir minha empresa?
  • Preciso ou não de alvará de funcionamento?
  • Quais materiais e ferramentas precisarei no início?

Essas são apenas algumas perguntas que você precisa se fazer neste momento e claro que será necessária muita pesquisa para responder a todas elas, mas existem caminhos mais curtos como fazer uma consultoria com a equipe do SEBRAE que auxilia pequenos empresários ou se preferir algo mais especializado você também pode entrar em contato com a nossa equipe e pedir a sua consultoria para montar a sua estratégia.

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1. Habilitação para atuação, cuidados na hora de empreender

Habilitacao para atuacao cuidados na hora de empreender

Como já mencionamos acima é essencial que você tenha conhecimento técnico na área que deseja empreender e se por acaso você opte por empreender em alguma atividade que seja regulamentada com conselho de classe, precisa ter mais cuidado ainda.

Quando a atividade escolhida é regulamentada você fica restrito a empreender, alguns conselhos de classe proíbem até mesmo sociedade entre profissionais de outras áreas, como a OAB que restringe sociedade entre advogados.

Então é essencial que você busque saber se a atividade que você irá empreender é regulamentada, e caso seja, se você está habilitado para tal atividade ou se é possível apenas ter um profissional devidamente qualificado para ser o responsável técnico da sua empresa.

2. Principais segmentos em Osasco

Os principais segmentos para você abrir a sua empresa em Osasco, são:

  1. Empresas de serviços
  2. Comércio
  3. Indústrias

Empresas de serviço são aquelas em que o serviço é feito de forma manual ou intelectual para pessoas e empresas, por exemplo, um encanador, um psicólogo ou uma academia, todos esses são empresas de serviços, além de uma vasta lista.

Comércio, todo tipo de venda, se a sua atividade exerce venda de produtos independente de sua categoria você também será um comércio, ainda existem aqueles que têm atividade mista como comércio, serviços ou indústria e comércio. Nós podemos te orientar melhor nesse aspecto ok?

Indústrias, neste ponto você pode pensar que indústria é somente aquela empresa com maquinários gigantescos e cheio de funcionários, mas não, existem algumas atividades que também são classificadas como indústrias e você pode decifrar se a sua atividade respondendo uma simples pergunta: A sua atividade compra matéria/produtos para montagem, colagem, embalar em conjunto ou em composições para então vender?

Se a sua resposta neste momento foi SIM para qualquer uma das possibilidades, então você será uma indústria.

Para você ter uma ideia, um exemplo de uma autopeça que compra diversas peças para montar algum tipo de kit e vender posteriormente, isso também é uma atividade de indústria. A autopeça comprou peça e está vendendo kit.

 

3. Principais tipos de Natureza Jurídica para abrir uma empresa

Existem alguns tipos de natureza jurídicos que podem ser utilizados no momento de abrir uma empresa em Osasco e cada um tem a sua vantagem, mas vale lembrar que de acordo com o tipo jurídico muda o perfil tributário da sua empresa.

Tipos jurídicos:

MEI – Microempreendedor Individual: Empresas constituídas por uma única pessoa, não pode ter sócios, está limitado a contratação de apenas um funcionário com salário limitado ao salário mínimo ou o mínimo da classe trabalhista e o seu faturamento anual não pode passar de R$ 81.000,00 referência para o ano 2020.

Empresário Individual: A personalidade jurídica Empresário Individual assim como acontece com o MEI é limitada a um único sócio responsável, caso a empresa contraia dívidas os seus credores podem solicitar judicialmente a recuperação dos valores colocando em risco o patrimônio do administrador da empresa, ou seja, o empresário responde integralmente sobre a empresa.

Sociedade unipessoal: Com a Lei 13.874 de 2019 também conhecida como Lei da Liberdade Econômica, passou a ser possível constituir uma empresa de sociedade limitada porém de forma unipessoal (um único sócio), nessa modalidade a responsabilidade do sócio se limita ao capital social. Outra grande vantagem dessa modalidade é a constituição empresário sem a necessidade comprobatória de 100 (cem) salários mínimos como é o caso da EIRELI, tornando assim a modalidade mais utilizada.

Sociedade Empresária Limitada: É composta por dois ou mais sócios e suas atividades não são de cunho intelectual, por exemplo, sócios que se unem para produzir refrigerantes, a atividade que sobressai é o produto final (refrigerantes) e não a atividade de cada indivíduo. Os bens da empresa não se misturam com o da pessoa física, dessa forma os bens dos sócios ficam protegidos desde que não seja comprovado má fé na administração ou se em ações trabalhistas os bens da empresa não sejam suficientes para quitar a dívida.

Sociedade Simples Limitada: Essa composição muito similar a anterior é composta por 2 ou mais sócios e as suas atividades são desenvolvidas pelos sócios, como exemplo médicos, sendo um nutricionais outro cardiologista e cada um exerce a sua função dentro do consultório.

EIRELI: O perfil EIRELI é um dos mais seguros, é composto por um único sócio e diferente do perfil Empresário Individual, os bens do empresário não se misturam com os da empresa, dessa forma tantos os bens da empresa quanto os da pessoa física ficam protegidos. Porém, para sua composição o empresário precisa declarar obrigatoriamente o capital social de 100 vezes o salário mínimo vigente, ou seja, ainda em 2020 seria o mesmo que R$ 104.500,00 (cento e quatro mil e quinhentos reais).

Além desses perfis ainda existem muitos outros que abordaremos em um outro artigo, esses acima são os mais comuns hoje em dia.

4. Quais documentos necessários para abrir uma empresa?

Após você realizar o seu planejamento empresarial, identificar o tipo de personalidade jurídica e o porte da sua futura empresa, agora é chegada a hora de reunir os principais documentos pessoais e do futuro endereço da sua empresa, são eles:

Documentos pessoais para abertura de empresa:

  • RG (Cópia autenticada);
  • CPF (Cópia Simples);
  • Carteira do órgão regulamentador se houver (OAB, CRA, CREA, CORE e outros).
  • Comprovante de residência (Cópia Simples).

Da futura empresa:

  • Comprovante de endereço (Cópia simples);
  • IPTU (Cópia simples).

É importante lembrar que, caso o local seja alugado, no contrato de locação precisa constar que o proprietário do imóvel autoriza que seja instalado uma empresa neste local, isso é importante principalmente quando o local não faz parte de prédios comerciais. Após reunir todos os documentos terá inicio a elaboração do contrato social.

5. Registro de contrato Social

como fazer o Registro de contrato Social

Após você ter feito o seu planejamento, ter identificado todos os pontos necessários para iniciar a sua empresa e já ter escolhido o tipo jurídico, é chegado o momento de elaborar o contrato social, independente se você irá empreender sozinho ou em sociedade o contrato social é indispensável e ele é o primeiro passo para começar a formalizar a sua empresa.

Passo 01 Elaboração do contrato social.:

Após a contabilidade ter elaborado adequadamente o contrato e você já ter validado as informações, o primeiro passo será registrar na junta comercial ou cartório para ter sua validade jurídica.

Passo 02 Registro na Receita:

Após ter registrado na junta comercial ou cartório, o próximo passo é registrar a sua empresa na Receita Federal e emitir o seu cartão CNPJ.

Passo 03 Registro na Prefeitura:

Com o contrato social e número do CNPJ em mãos, vamos para a prefeitura. Neste momento iremos pedir o alvará de funcionamento, faremos a validação do endereço da empresa, se a atividade pode ser exercida no local escolhido, e se for necessário também solicitamos o alvará da vigilância sanitária e bombeiros.

Com o contrato social em mãos, CNPJ, alvará de funcionamento, registro todo feito de forma correta, aí você poderá iniciar as suas atividades. Lembre-se que para tudo ser feito da melhor forma é essencial ter uma contabilidade te assessorando.

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6. Empresas de Osasco precisam de alvará de funcionamento?

No início de 2020 foi sancionada a Lei da Liberdade Econômica (LEI 13.874 20/09/2019) que dispensa total de licenças e alvarás de funcionamento para 289 tipos de empresas de baixo risco, ou seja, empresas de pequeno porte estão isentas, mas é necessário que no momento da constituição empresarial nós possamos avaliar alguns detalhes como:

  • Tamanho da área comercial (espaços até 200m², até 3 andares/pavimentos e sem subsolo).;
  • Lotação máxima de 100 pessoas;
  • Gás liquefeito acima de 190 kg ou 1.000 litros de líquido inflamável.

 

Caso seja diferente em um desses tópicos a empresa será classificada como médio risco ou alto e passará a ter necessidade do alvará de funcionamento.

Quem pode abrir empresa em Osasco?

Todo empreendedor que se enquadre nas orientações acima, residentes ou não no município. Caso o empreendedor seja menor de idade ele precisará ser emancipado ou que seus responsáveis legais participem da empresa com ele.

Pessoas com cargo público também podem constituir a sua empresa em Osasco, porém, não podem exercer a atividade ou administrar a empresa, ficando limitado apenas ao corpo societário.

E aí está pronto para constituir a sua empresa?

Fale com os nossos consultores e saiba como nós da Brasct Contabilidade podemos te auxiliar na hora de abrir a sua empresa em Osasco.

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