Como declarar as vendas feitas no Mercado Livre

Qual os maiores objetivos que todas autopeças têm em comum?

Vender mais, esse é o maior objetivo em comum não apenas das autopeças, mas também de qualquer comércio, uma vez que a empresa depende das vendas para se manter e  quanto maior for seu faturamento maior será o poder de reinvestir na empresa e consequentemente poder crescer.

Formas de impulsionar as vendas da sua autopeça

Para que as vendas se tornem realidade o empresário precisa buscar diversas modalidades de divulgação dos seus produtos para não ficar dependendo única e exclusivamente do seu balcão de vendas.

Uma das alternativas que empresários utilizam é a plataforma de marketplace do MercadoLivre que possibilita vendedores expor de forma online seus produtos pagando pequenas taxas sobre as vendas realizadas.

Muitas pessoas acreditam que o Mercado Livre dispõe de contas apenas para pessoas físicas, mas existe também a possibilidade de criar contas para empresas, onde o vendedor pode destacar sua marca e com pequenos valores consegue posicionar seus produtos com destaques em determinadas categorias, neste caso linha automotiva.

Tela de cadastro para empresas do MercadoLivre.

Além de poder fazer vendas utilizando o Mercado Livre também é possível utilizar o Mercado shops, um tipo de loja virtual 100% customizada para o seu negócio onde você não terá mensalidade e só paga por vendas realizadas igual no próprio Mercado Livre.

 

 

As vantagens de utilizar o Mercado shops é que você tem uma loja 100% online com todos os seus produtos (você deverá cadastrar item a item), com a sua logo marca seus dados de contato tudo muito simples e fácil de configurar, caso você não tenha conhecimento técnico existem empresas que prestam assessoria para configuração.

Caso você utilize apenas o marketplace do MercadoLivre é mais simples de realizar todas as configurações, cadastro da empresa e dos produtos e então começar a realizar as suas vendas sejam elas de forma orgânica ou patrocinada pelo próprio Mercado Livre ou através de outras plataformas (Google Ads ou Facebook Ads).

Cuidados ao realizar vendas no Mercado Livre

Se você já passou por todo o processo mencionado acima e já está vendendo agora esta na hora de você ficar atento, pois todas as vendas originadas de forma online através de marketplace como o Mercado Livre precisam ter cuidados muito importantes para serem tomados e você não ser pego com a fiscalização.

Quando uma pessoa decide vender algo em vias de regra a pessoa tem que comprar esse objeto correto?

Ou seja, vamos seguir a ideia de que você já possui a sua autopeça legalizada e decidi vender parte do seu estoque no Mercado Livre, então você tem nota fiscal de entrada, essa nota fiscal precisa ter sido emitida por um fornecedor seja ele distribuidor ou indústria, muito cuidado para notas fiscais de bonificação, brindes, simples remessa ou remessas para conserto, esses tipos de classificação para notas fiscais não podem ser revendidos e caso sejam pode gerar problemas futuros.

Então para que você possa vender algum produto como Pessoa Jurídica é primordial que o produto vendido tenha uma nota fiscal para ser lançada em seu estoque e posteriormente vendido no comércio eletrônico.

As primeiras vendas no Mercado Livre

Quando você realizar a primeira venda você precisa especificar o tipo de transporte, imagine se você tenta vender um capô ou uma porta por exemplo, como você iria enviar isso por correios?

Então o mais ideal que você negocie a forma de entrega da mercadoria, se a pessoa irá retirar na sua loja, se você irá entregar com veículo próprio ou se irá enviar por correios ou transportadora dependendo do tipo de produto que está sendo vendido.

Vendas do MercadoLivre devem ter nota fiscal?

Se você também já se fez essa pergunta, a resposta é SIM, você como um empreendedor deve emitir nota fiscal no ato da venda para que a mesma seja enviada junto com a mercadoria evitando que seja apreendida por fiscalizações que possam ocorrer.

Então atente-se de ter todos os dados do comprador para emissão da nota fiscal, e lembre-se que a sua nota fiscal precisa ser uma nota de vendas sela para dentro ou fora do estado, o que não pode ocorrer é no momento da sua emissão colocar como simples remessa, bonificação, brindes ou qualquer outra classificação, lembra o que falamos sobre as notas fiscais de entrada para sua empresa? Siga as mesmas regras para fazer a nota fiscal de saída, dessa forma você terá declarado em seu sistema a origem de entrada da mercadoria e a saída fechando o ciclo como um todo.

Como declarar as vendas feitas no Mercado Livre, quais impostos são devidos?

Assim como as vendas que ocorrem no seu balcão de vendas caso tenha um, ou vendas de qualquer outra plataforma de marketplace, as vendas originadas no MercadoLivre compõem o faturamento da empresa como um todo, sendo pago um percentual sobre o faturamento bruto da empresa.

Como o setor de autopeças tem tributação monofásica os impostos como PIS e COFINS devem ser retidos na fonte, ou seja, são pagos diretamente na indústria ou pelo importador caso o produto seja de origem estrangeira.

Muitas empresas acabam pagando em duplicidade alguns impostos pelo simples fato de não solicitarem a isenção dos impostos sobre mercadoria monofásica, muitas vezes com receio de uma possível fiscalização, porém quando solicitado a isenção será analisado se a empresa está em dia com suas obrigações e se tem ou não pendências com a união, caso não tenham a possibilidade de conseguir a redução tributária é muito maior.

Então, para autopeças do simples nacional que vendem através do mercado livre fica devido o DAS mensal, este como falado é calculado sobre o faturamento mensal da empresa pagando apenas uma porcentagem geralmente iniciando em 4% para faturamento de até 180 mil reais/ano.

Então se você também tem vendido através do Mercado Livre ou qualquer outro marketplace não deixe de emitir todas as notas fiscais antes do envio da mercadoria, para que a nota fiscal e a mercadoria chegam juntas ao seu destino final.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre este tema ou gostaria de conhecer as possibilidades de redução tributária para autopeças entre em contato, nós já realizamos a recuperação de mais de 600 mil reais em impostos pagos a maior ou de forma indevida.

 

Fale com a brasct por whatsApp