Para uma gestão de qualidade e eficiente alguns fatores são essenciais, por exemplo: pessoas, processos, tecnologia e demandas. Mas, não se engane achando que é tão simples assim, uma boa gestão vai além dos fatores essenciais, é preciso muito planejamento e muitas estratégias, para assim chegar a uma gestão de qualidade para sua indústria.

É sobre isso que falaremos neste artigo, vamos lá…

Reengenharia, será a solução?

O que é reengenharia e como ela pode te ajudar a alcançar seus objetivos e metas?

Um sistema administrativo denominado reengenharia pode ser definido como:

“(…) um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”. – Stair e Reynolds (2002, p.39).

A reengenharia é um sistema administrativo criado no início da década de 90, por Michael Hammer e James Champy.

A reengenharia tem como objetivo, aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento da satisfação do cliente.

Ela ajuda a indústria alcançar os objetivos, pois questiona toda forma de trabalhar da organização, redefinindo os processos.

É fundamental que seja realizada algumas etapas para a implantação, como a definição de estratégias e recolhimento de informações sobre necessidades e expectativas dos acionistas, assim mapeando todos os processos que necessitam de melhorias.

Mapeando os processos

Mapeamento de processo na indústria

O mapeamento de processos busca entender e estudar todas as etapas de um procedimento realizado, e ele poderá ser aplicado sempre que necessário.

Quando se deseja modificar ou melhorar algum processo realizado na indústria ou em qualquer outro segmento, o mapeamento é utilizado como meio para alcançar melhores resultados.

Algumas empresas ficam condicionadas a modelos industriais mais antigos, pouco aplicáveis no novo formato industrial atual.

E é por isso que o mapeamento de processos acaba se tornando tão importante para se chegar ao resultado esperado.

Existem algumas etapas para um mapeamento de processos eficaz:

  • Compreender os processos: aqui é realizado um fluxograma com cada etapa do processo, assim é possível compreender de forma geral onde pode haver um problema ou onde pode ser melhorado.
  • Melhorando os processos: após compreender os processos, são implantadas as melhorias, são utilizadas diversas ferramentas que conseguem chegar até o problema e assim fica mais simples resolver.
  • Transformando os processos: aqui é a parte prática de todo o mapeamento do processo, as mudanças impostas podem ser de grande ou pequena escala.
  • Padronização dos processos: é a parte imprescindível principalmente para que exista uma organização, principalmente quando muitas pessoas ou setores são envolvidos, assim se evita bagunças ou possíveis dúvidas.
  • Documentando os processos: enfim, após diversas etapas, vem a parte de alinhar tudo que foi realizado com os colaboradores e para isso é feito um documento explicando cada procedimento e como devem ser executados, assim quando surgir alguma dúvida o colaborador poderá recorrer ao documento.

Será que houve impactos positivos nos meus processos?

Quando se tem processos bem estruturados e eficientes, podemos notar uma diminuição dos erros, e quando ocorrem é bem provável que sejam descobertos em tempo hábil.

Cada colaborador sabe exatamente o que deve ser feito, isso fará com que sua gestão seja mais forte e eficaz, pois além do colaborador cuidar da sua parte ele compreende perfeitamente os processos, o que leva a uma organização para a indústria no todo.

Podemos notar também que quando o mapeamento de processos é implantado da maneira correta, acontece uma redução dos custos. Processos mapeados funcionam melhor e fazem com que a empresa use seus recursos de forma mais eficiente.

Mensurando os indicadores da sua indústria?

Após o mapeamento de processos, reengenharia, análise dos impactos dos processos implantados é hora de mensurar os indicadores. Mas, você sabe como mensurar os indicadores da sua indústria?

Na atualidade a produtividade é um conceito essencial para qualquer negócio, com processos bem estruturados, é possível medir o desempenho de cada setor através do uso dos indicadores.

Indicadores de desempenho são ferramentas usadas para mensurar se os processos implantados pela indústria são capazes de atingir os resultados desejados.

Analisar os indicadores de desempenho é extremamente importante em vários aspectos, assim é possível tomar decisões corretas, além de evitar erros, criam um ambiente de maior performance, possibilitando assim que seu negócio tenha o sucesso esperado a médio e longo prazo.

Como uma contabilidade especializada poderá me ajudar?

E em meio a todos esses processos, tomadas de decisões e indicadores, você pode se perguntar como uma contabilidade especializada em indústrias pode te ajudar.

Ao contrário do que muitos pensam, a contabilidade especializada não irá trabalhar apenas em cima da gestão tributária, mas sobre a gestão como um todo.

A Brasct Contabilidade, é especializada em indústrias, oferecendo soluções desde a parte de gestão tributária, recuperação de créditos, gestão de processos, consultoria financeira e de recursos humanos, através desses produtos é possível auxiliar pequenas e médias indústrias na hora de criar processos mais ágeis, alinhando com juntos aos diretores, gerentes e líderes cada passo do cronograma e os impactos financeiros e tributários causados, desta forma um gestor consegue saber de quanto irá precisar e quanto irá economizar ao longo de todo desenvolvimento.

Fale com os nossos consultores para conhecer melhor os serviços e soluções desenvolvidas para indústrias.

WhatsApp contabilidade em são paulo


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.