Descubra como preservar o fluxo de caixa da sua empresa durante o coronavírus

Descubra como preservar o fluxo de caixa da sua empresa durante o coronavírus

Em um momento tão deliciado como o desta pandemia, é necessário que os empresários preservem o fluxo de caixa de suas empresas a fim de fazer com que elas sobrevivam. Neste artigo, você descobre algumas maneiras eficientes de fazer isso. Acompanhe!

A hora de se planejar é agora

Crises acontecem e podem modificar todo um comportamento da sociedade e das empresas. Com o problema do novo coronavírus, foi diminuído drasticamente o fluxo de pessoas nas ruas. E, mesmo com a maior parte das lojas fechadas, ainda é possível lucrar ao mudar a perspectiva.

Alguns empresários, antevendo que a pandemia seria prejudicial aos negócios, pensaram em estratégias para preservar seu fluxo de caixa enquanto durar a crise do novo coronavírus. Se você não se planejou, ainda dá para fazer.

Em primeiro lugar, é preciso se planejar para a diminuição das vendas. Elas vão acontecer. No caso de serviços específicos, como de turismo, não haverá funcionamento de forma alguma, mas outros podem ser adaptados, como lojas físicas passando a vender produtos online.

Verifique o fluxo de caixa e veja o que pode ser cortado

Todo empresário precisa conhecer seu fluxo de caixa, e uma maneira eficiente de fazer isso é ao separar a planilha de gastos das despesas fixas e variáveis. É preciso conhecer os gastos fixos, como aluguel, e os gastos que mudam de acordo com as vendas.

A partir da verificação do fluxo de caixa, chega o momento de ver o que pode ser cortado ou diminuído. Em meio à pandemia, em muitos casos empresários estão conseguindo reajustes no aluguel de forma momentânea por exemplo.

No caso de serviços considerados dispensáveis neste momento, é possível trabalhar em home office. Essa é uma medida eficiente até para diminuir gastos como água e luz, além de não manter a empresa parada.

Ainda há a possibilidade de oferecer férias a alguns dos funcionários, caso não haja muito trabalho a ser realizado e eles estejam ociosos. Se não souber com quem contar, procure a opinião de especialistas em situações como a sua. Caso você seja dono de um médio negócio e precisa de serviço de contabilidade, conte com a gente, solicite um contato.

Pacote de apoio à empresa e renegociação de dívidas

O governo decidiu criar um pacote com várias medidas de apoio às empresas, como o adiamento do pagamento do FGTS durante três meses e o corte no recolhimento dos impostos do Simples Nacional.

Você também pode pedir para uma renegociação de dívidas, e isso deve ser avisado aos credores e fornecedores com o máximo de antecedência possível. Por isso, primeiramente é preciso conhecer o seu fluxo de caixa para saber mais ou menos de que tipo de renegociação será interessante a você.

Foque nas oportunidades

Nem toda empresa consegue encontrar oportunidades em uma situação difícil como a quarentena e o coronavírus. Mas é um prato cheio para quem trabalha com delivery e e-commerce, além de ser interessante para quem pode passar a fazer esse tipo de trabalho.

Caso seja necessário recorrer a um empréstimo, vá em frente, mas avalie antes se essa é a única e a melhor opção para a sobrevivência do seu negócio. Se for preciso, procure empréstimos com taxas menores.

Somos uma empresa de contabilidade que trabalha também digitalmente e é focada no auxílio de pequenas e médias empresas. Se é o seu caso, mande uma mensagem no nosso WhatsApp:

 

FONTES:

https://www.gazetadopovo.com.br/economia/oito-estrategias-para-ajudar-as-empresas-contra-a-crise-do-coronavirus/

https://revistapegn.globo.com/Administracao-de-empresas/noticia/2020/03/como-cuidar-das-financas-da-empresa-diante-do-coronavirus.html

https://sebraers.com.br/momento-da-empresa/fluxo-de-caixa-e-essencial-para-enfrentar-a-crise-do-coronavirus/