Lojas de Autopeças, devo fazer o controle de ponto dos funcionários?

Como você tem feito o controle de ponto dos funcionários da sua loja de autopeças? Está sendo uma tarefa fácil ou têm encontrado desafios para executá-la?

Todo bom gestor conhece a importância da folha de ponto tanto para os próprios funcionários quanto para a sua loja de autopeças.

Neste artigo abordaremos um pouco mais sobre este tema solucionando as dúvidas que aparecem quando o assunto é a folha de ponto dos funcionários.

Lojas de Autopeças, devo fazer o controle de ponto dos funcionários?

Vem comigo!

Toda empresa precisa fazer a folha de ponto dos funcionários?

Será que sua loja de autopeças precisa mesmo fazer o controle de ponto dos funcionários?

Todos os empresários se questionam se a folha de ponto é uma exigência da lei ou apenas uma ferramenta que ajuda no controle de entrada, saídas e ausências dos funcionários.

De maneira resumida ambas as opções estão corretas, além de uma exigência da lei, a folha de ponto irá auxiliar para uma gestão mais eficiente da loja de autopeças.

A folha de ponto está ligada a diversas informações como: as marcações de horários que são transpassadas para folha de pagamento, ou seja, o pagamento das horas extras, adicionais noturnos, ou possíveis descontos de atrasos e faltas.

Vale ressaltar que a folha de ponto é obrigatória para empresas que possuem mais de 10 colaboradores contratados.

Estão liberados da obrigatoriedade de registro os empregados que trabalharem em ambiente externo à empresa, desde que sua função não seja passar no local diariamente no início e no final da jornada.

Também é importante entender que para empresas com horário fixo para os empregados, além da folha de ponto, é necessário que estejam afixados os horários de trabalho geral, com a discriminação de grupos ou indivíduos que trabalhem em horários distintos, em um local de fácil visibilidade.

O que é a folha de ponto?

O que é a folha de ponto?

A folha de ponto é um documento que registra os horários praticados (entradas, saídas, intervalos para refeições e ausências) por funcionários.

Também é uma maneira de verificar a necessidade de pagamento de horas extras, descontos, entre outros.

Algumas empresas utilizam para validar a folha de ponto em frente ao Ministério do Trabalho a assinatura do documento de espelhamento.

Este documento discrimina todos os registros apontados pelo trabalhador durante o último mês trabalhado, e deve ser mensalmente conferido e assinado por ele.

Qual é a finalidade da folha de ponto para os funcionários?

A principal finalidade da folha de ponto é proteger os direitos dos colaboradores e o seu como contratante.

Além de controlar de maneira eficaz entradas, saídas e ausências dos colaboradores como mencionamos acima.

Quem deve preencher a folha de ponto?

Quem deve preencher a folha de ponto?

O preenchimento da folha de ponto é de responsabilidade do próprio colaborador, sendo feito através de assinatura ou digital.

Cabe à empresa também verificar se o controle está sendo preenchido corretamente, não devendo ser arredondado.

Modelos de folha de ponto

Existem alguns modelos de folha de ponto e é sobre eles que falaremos agora.

Controle de ponto manual

Este é um modelo mais antigo e mais econômico, é realizado através de assinaturas.

Seu método é muito simples, basta o funcionário anotar as horas que trabalhou em uma folha de registro.

Controle de Ponto Eletrônico

Este modelo é conhecido como relógio de ponto, obrigatório para empresas com mais de 10 colaboradores, o funcionário é responsável por fazer suas marcações de entrada, pausas e saídas.

Neste modelo o é exigido que a marcação seja realizada pela biometria do colaborador, dessa forma é possível reduzir fraudes além de assegurar tanto o empregado quanto o empregador.

Controle de ponto mecânico

Também conhecido como Ponto Cartográfico, nele, o funcionário insere um cartão e o próprio equipamento imprime neste cartão o horário e dia do registro.

Controle de Ponto Alternativo

Este modelo é o mais atual e completo do mercado, isso porque existe mais de uma maneira de registrar as marcações de ponto, sendo elas todas as opções anteriores além do celular, tablet e computadores.

Conclusão

Neste artigo vimos a importância que a folha de ponto tem para sua loja de autopeças, além de estar dentro das obrigações legais com seus colaboradores ainda te garante uma gestão mais eficaz sobre sua equipe.

Nós da Brasct temos como objetivo levar para nossos leitores conteúdos ricos em informações para tornar sua loja de autopeças mais competitiva e com diferenciais que agregam tanto para seus clientes quanto para seus colaboradores.

Gostou? Compartilhe esse conteúdo.