Como economizar na contratação de funcionários?

Nos dias atuais a contratação de funcionários é um processo que demanda uma estratégia muito bem elaborada.

Isso porque em outro momento as empresas realizavam a divulgação de suas vagas em anúncios nos jornais e apenas aguardavam os melhores candidatos surgir, porém, hoje isso não acontece mais. E é por esse motivo que a contratação de um funcionário deve ser realizada de forma estratégica.

Criamos este artigo “Como economizar na contratação de funcionários?” para te ajudar a criar as melhores estratégias no momento de contratar e selecionar um novo colaborador para sua organização.

Vamos lá!

Cultura Organizacional da empresa

como definir a cultura organizacional

Quando falamos em contratação e seleção não podemos deixar de citar a cultura organizacional.

Você sabe o que é a cultura organizacional e qual o impacto dela na sua empresa e como ela influencia no momento da contratação e seleção de novos colaboradores?

Bom, nos dias atuais já é de conhecimento de todos que quando uma pessoa é convidada a participar de um processo seletivo ou quando busca uma vaga em uma determinada organização, ela faz uma pesquisa sobre a empresa, com o intuito de conhecer seus processos, isso acontece na grande maioria dos casos.

E o clima organizacional é um dos itens com maior avaliação, afinal, ninguém quer trabalhar em uma empresa com um clima organizacional ruim, não é mesmo?

A cultura organizacional nada mais é que um recurso estratégico muito utilizado como diferencial competitivo pelos candidatos, desta maneira, é importante entender qual o posicionamento da organização e como ela se difere das demais empresas.

Isso significa que quando falamos em cultura organizacional estamos nos referindo em como ela trata seus funcionários, clientes e o próprio negócio em que atua.

Também vale ressaltar que um salário atraente é importante, mas, não é apenas isso que irá atrair talentos e mantê-los na sua empresa.

Uma cultura organizacional positiva ajuda e muita no momento de atrair talentos, quando a empresa tem uma cultura que atrai as pessoas, consequentemente, ela já têm uma redução de custos.

Isso porque, em um ambiente de trabalho alinhado com os seus valores pessoais, se torna um ambiente muito mais propício a uma alta produtividade e se manter motivado.

Para melhor entendimento todas as empresas precisam optar pela cultura organizacional positiva, pois ela diz respeito às crenças, hábitos, valores e comportamentos que são compartilhados no ambiente de trabalho, desta maneira, definindo como uma empresa lida com seus negócios.

Quando uma empresa aposta na cultura organizacional ela não ganha apenas redução de custos no momento da contratação e seleção, mas ela é capaz de se destacar entre as demais empresas do mesmo segmento, passando a ser valorizada por colaboradores e clientes.

Então fique atento e não deixe de realizar as pesquisas de clima organizacional, pois ela ajuda a diminuir os índices de turnover e, consequentemente, economiza tempo e recursos gastos com recrutamento e seleção.

Rede de contatos como forma de economizar

Quando um gestor utiliza como estratégia uma rede de contatos para a contratação e seleção de novos funcionários a empresa só tem a ganhar.

Isso porque utilizando o famoso networking as chances de receber indicações são muito maiores e você economiza, uma vez que não precisará gastar dinheiro divulgando em sites especializados ou anúncios em jornais.

Porém, esse método requer atenção!

No momento da seleção é importante não tratar as indicações com privilégios. Todos os candidatos, sejam indicados, ou não devem receber um tratamento justo e passar pelas mesmas etapas do processo seletivo.

Consultoria ou plataformas de contratação?

Consultoria de Recursos Humanos

Este é um dos temas que deixam os empresários muito confusos e indecisos em qual das opções é a mais eficaz.

Porém, isso depende muito do que você quer e os objetivos que tem em mente.

De todo modo, é importante entender que se a contratação deve ser feita de maneira estratégica e com redução de gastos.

Mesmo que você deseje economizar no processo de contratação de novos funcionários é importante ficar claro que esse processo não pode jamais ser feito por amadores ou pessoas sem experiência, isso porque, uma contratação errada ou equivocada poderá causar muito mais impactos financeiros do que a própria contratação em si.

Consultoria de RH

Se você deseja a ajuda de um profissional especializado para realizar o seu processo de contratação a consultoria de RH tem benefícios interessantes, além de contar com ferramentas eficazes, como as entrevistas por competência e os processos customizados a cada vaga em aberto.

Porém, vale destacar que se optar por uma consultoria de RH o processo acaba tendo um valor um pouco mais elevado.

Plataformas de contratação

Hoje existem muitas empresas que prestam serviços disponibilizando aos seus usuários plataformas de contratação, que utilizam de forma aliada a gestão de pessoas com as mais avançadas tecnologias para auxiliar as empresas que precisam contratar de forma mais assertiva.

Essas plataformas nada mais são softwares que otimizam o processo de contratação e realizam a triagem de maneira prática.

Economize apostando em dinâmicas em grupo

Quando se trata em dinâmicas de grupo é interessante que seja feita de forma planejada.

A dinâmica em grupo possibilita entender como cada candidato trata e interage com outras pessoas, como é a sua comunicação, como ele lida com dificuldades e possíveis tensões e como ele interpreta as instruções.

Sendo muito mais fácil dispensar os candidatos que não são compatíveis com a vaga e focar nos que são compatíveis.

Essa é uma maneira de economizar tempo e de certo modo economizar.

Conclusão

Neste artigo vimos maneiras de economizar usando recursos que muitas vezes já temos disponíveis no dia-a-dia, como no caso do clima organizacional e rede de contatos.

Mas, vale lembrar como citamos acima que o processo de contratação de novos funcionários deve ser feito de forma estratégica e com cautela, com auxílio de profissionais capacitados, só assim será possível garantir que a contratação será assertiva e não causará impactos indesejados, já que, um processo de contratação indevido poderá ser muito mais custoso do que a contratação por si só.

Nós da Brasct estamos constantemente compartilhando conteúdos ricos em informações para ajudar você e outros empreendedores a trilhar sempre o melhor caminho.

Cadastre-se abaixo para receber novidades diretamente no seu e-mail!