Hoje vamos aprender como aumentar o lucro de uma loja de autopeças de maneira prática!

Ter rendimentos é o primeiro fruto de qualquer negócio. Mas para isso acontecer, é preciso saber alinhar bem as demandas, desde a parte do contato com o fornecedor até o atendimento e contabilidade de sua loja de autopeças.

E correlacionando lucro às lojas de autopeças, pode-se privilegiar os produtos mais lucrativos e fazer o acompanhamento deles para não os comprar em maior quantidade, obtendo assim mais descontos e equilíbrio financeiro.

Assim que a empresa de autopeças aumenta seu faturamento, os lucros começam a surgir.

A melhoria do faturamento implica em mais vendas. Uma estratégia para isso é investir no crescimento da eficiência operacional. O resultado disso é uma perceptível redução de custos e melhor organização para as compras.

Como fazer isso em minha loja de autopeças?

Primeiro, é necessário entender quais são os itens mais vendidos e aqueles com maior margem de lucro. É preciso pensar de forma estratégica, utilizando dados da média de vendas mensal e garantir total organização de estoque. Uma forma tática de definir quais são os itens que podem ser trabalhados é utilizar a curva ABC para realizar os cálculos.

E quais são os itens mais vendidos?

Para descobrir quais são seus produtos com maior saída, crie uma planilha com os itens vendidos ao longo de 6 meses e a quantidade de venda deles – um a um.

Ordene de forma decrescente por quantidade de venda, assim você terá a lista com as peças mais vendidas. Agora já é possível utilizá-la como base – basta pensar em quais itens possuem mais estoque. Assim, é possível analisar o que pode ser melhorado, em relação a preços de compra.

Como posso ter o percentual de lucro bruto em cada produto?

Para obter estes resultados, é preciso fazer alguns cálculos fundamentais:

  1. Calcule o valor bruto obtido em cada peça;
  2. Retire o valor de compra sobre o valor da venda;
  3. Acrescente uma coluna nova à planilha já existente
  4. Multiplique a coluna pela quantidade de vendas de cada peça
  5. O resultado será o lucro bruto de cada produto

Alinhando a coluna em ordem decrescente você descobrirá os itens responsáveis pelo maior lucro da loja de autopeças.

Esta será uma base para estudos e estratégias para aumentar a venda destes produtos ou mesmo para obter estes itens com melhores preços, aumentando seus lucros.

Qual a média mensal de venda para cada item?

Continue trabalhando em sua planilha. Divida a quantidade total das vendas de cada item por 6 e terá a média de vendas por item/mês.

Inventário ajuda?

Toda a informação adquirida é de grande importância. E sim, o inventário é de grande valor.

O uso deste deve ser rotina no estabelecimento de autopeças, pois, dele você terá insumos para trabalhar cálculos, planilhas e projeções.

Sazonalidade: isto também faz parte das vendas?

Todo estabelecimento de autopeças tem seu contexto e trabalha de uma forma particular, mas considerar os períodos do ano também ajuda muito na conquista de clientes e na maior lucratividade das vendas.

Pensando nas alterações de tempo e nas estações do ano, você pode identificar que em alguns períodos onde tem mais chuva, a compra de algumas peças é melhor, enquanto outras tem maior saída em tempos de seca. Por isso, se aproprie do poder do lucro em ambos os casos, de acordo com a demanda!

A partir dessas dicas é possível se desenvolver de maneira mais eficaz e forte no mercado, não somente obtendo mais lucro, mas também gerando maior satisfação nos clientes e transformando as possibilidades de negócios em sua loja de autopeças.

Agora que você aprendeu como melhorar a eficiência operacional, já pode conseguir gerar mais vendas na sua loja de autopeças!

E então, precisa de ajuda para abrir uma loja de autopeças? Confira nosso guia sobre como maximizar os resultados com um sistema ou controle de estoque!

Até a próxima!