Com a retomada do crescimento econômico em 2017 no setor automotivo, a produção da frota vem crescendo consideravelmente, segundo pesquisas da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes De Veículos Automotores, houve um crescimento no mês de março de 18,1%, com relação ao mesmo período em 2016, e uma taxa de 24% se comparado com primeiro trimestre do ano passado.

Com a indústria automotiva dando sinais positivos de desenvolvimento, as vendas também cresceram, foram registradas altas de 39,4% em relação a fevereiro de 2017 e 5,5% se comparado com o mesmo período do ano anterior.

Um grande reflexo foi apresentado também na exportação e licenciamento de veículos no atual momento.

Os desafios ainda existem no setor do comércio automotivo, porém ele está longe de morrer, e para se destacarem as empresas precisam se adequar ao momento de expansão que vem sendo anunciado.

Os clientes atuais estão trocando a compra por impulso e preferindo adquirir o produto de forma mais consciente onde qualidade e os benefícios são itens importantes. E pensando em todo esse cenário, é necessário se adaptar aos desafios

Desafios do comércio automotivo em 2017. Como superá-los?

         1-Organização dos dados financeiros e contábeis

Para maximizar lucros é necessário a organização do orçamento empresarial com foco na expansão do comércio, trabalhando dentro de um orçamento harmonioso a empresa terá ganhos expressivos.

O equilíbrio entre, vendas, caixa, despesas e custos, compras e marketing aumentarão a rentabilidade do negócio. E um olhar atento do gestor sobre o aspecto financeiro da empresa é um grande passo rumo ao futuro saudável do seu comércio.

        2-Controle dos Custos

Com mudanças de estratégias direcionadas aos mercados em ascensão e a globalização, o desafio é grande de manter padrões internacionais em veículos prontos. Com objetivo de se manter atualizada e rentável a indústria automotiva precisa enxugar custos em todo o caminho que o veículo percorre, desde sua produção até a comercialização.

É Importante que o empresário empenhe seus esforços para que medidas eficazes tragam resultados satisfatórios.

       3-Se adequar ao consumidor

Com a popularização de meios de transporte individuais, parte dos consumidores está optando por não possuir carros próprios, sendo assim o comércio deve se organizar para atender a necessidade de um novo público, utilizando estratégias para conquistar e manter clientes.

       4-Oferecer diferencial

Mais que fabricação ou venda é de vital importância oferecer novidades tecnológicas em concessionárias e serviços complementares, que estão cada vez mais se moldando e atendendo de forma personalizada e exclusiva seus clientes, encontrando maneiras inovadoras de alcançar e conquistar o consumidor, investir nesse sentido é retorno garantido ao empreendedor.

       5-Transformação digital

Um relatório emitido pelo Fórum Econômico Mundial mostra que o segmento de autopeças irá gerar de 10% a 15% da receita total de maneira online até o ano de 2025. A China se mostra o mercado mais atraente no crescimento do mundo digital no setor.

Com isso se torna imprescindível o olhar sobre novas tecnologias e investimentos na área digital, englobando marketing e comercialização.

Os empreendedores de indústrias automotivas que começarem a se preparar para o futuro agora, terão grandes ganhos, ainda hoje, os donos de veículos automotores se preocupam com manutenções preventivas conforme os quilômetros rodados, mas em um futuro bem próximo, o veículo poderá estar ligado a concessionária, para alertá-lo sobre prazos e até mesmo fazer o agendamento automático para serviços e revisões.

Grandes desafios são previstos para o ano de 2017, mas com um bom planejamento financeiro combinado a ajustes para seguir as novidades tecnológicas do segmento, o comércio automotivo não só tem lugar garantido no mercado como também tem excelentes perspectivas de crescimento e desenvolvimento Mundial.

Por isso a dica é prepare-se, se recicle, mantenha-se aberto e atento às mudanças no setor, invista em propaganda e organização digital, conheça e aproxime-se do consumidor e isso fará com que tenha muito sucesso financeiro em seu empreendimento.

Até a próxima!


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