Saiba como encontrar o ponto de equilíbrio para sua loja de autopeça

Se você chegou até aqui é porque está precisando melhorar os resultados da sua empresa e identificar onde essas melhorias podem ser aplicadas.

Ter um controle sobre seu estoque é essencial por diversos motivos, entre eles saber quanto você tem em capital investido em mercadoria, disponibilidade de mercadoria para vendas e saber a rentabilidade de cada peça para o seu faturamento total.

O que é estoque médio?

Estoque médio é o resultado de peças vendidas dentro de um intervalo de tempo, onde é possível utilizar o valor final para definir novas estratégias para reposição, vendas e até mesmo marketing.

Imagina por exemplo a seguinte situação, você faz a primeira compra do reservatório de água de uma determinada linha (marca), você tranquilamente inicia as vendas, divulga que tem o produto em estoque, mas não tem ideia da quantidade a ser vendida no mês, podem acontecer duas situações.

A primeira, ter mais saída do que o previsto e um cliente ao solicitar a peça o seu vendedor ver que acabou e aí passar para o departamento de compras, dificilmente o cliente irá ficar esperando pela peça chegar visto que pode demorar alguns dias dependendo de onde está localizado o seu fornecedor.

A segunda opção pode ser comprar além do necessário, comprar muitas peças por ser um produto novo ou porque o representante disse que é uma peça de bastante giro, isso pode fazer com que você tenha um estoque “morto” trazendo prejuízos com armazenamento e até mesmo podendo deteriorar ou vencer no caso de alguns produtos.

Quais as vantagens em utilizar o estoque médio? 

qual vantagem de saber o estoque médio

Uma das grandes vantagens em utilizar em utilizar o estoque médio é a percepção que você consegue ter sobre o seu negócio, como mencionamos acima você pode se preparar para aumentar as vendas, comprar com antecedência e fazer um planejamento envolvendo diversas estratégias e áreas da sua loja de autopeça.

Por isso é importante que caso você não tenha métricas sobre o produto, você solicite a CURVA ABC para o fornecedor. Agora se for um produto que você já está acostumado a vender é importante que você veja a média de saída dessas peças, por exemplo, se sai 3 peças por mês, porque não comprar 4 peças e ter uma de segurança para o caso do seu fornecedor não ter disponibilidade imediata.

Como calcular o giro de estoque de uma loja de autopeça?

Para você calcular o giro de estoque da sua loja de autopeça é essencial que você tenha no mínimo 3 meses de vendas do item em específico (utilizamos 3 meses para dar mais segurança).

A conta é simples veja só como fazer uma previsão de giro de estoque para quem não tem histórico:

Produto: Revestimento de porta

Quantidade vendida mês 01: 5 peças

Quantidade vendida mês 02: 3 peças

Quantidade vendida mês 03: 17 peças

Total de peças vendidas em 3 meses: [5+3+17] = 25 peças

Estoque Médio: 8,33 peças por Mês

Giro de estoque para 3 meses: [ média trimestral / média mensal ] = Giro de estoque no período ou seja em números vai ficar assim:

Média trimestral: 25 peças

Média mensal: 8,33 peças

Cálculo: 25 / 8,33 = 3

O estoque vai ter 3 giros ou 3 renovações, para você descobrir a média anual basta multiplicar a média de [vendas trimestrais] por 4 e dividir pela [média mensal] a conta ficará assim:

Média trimestral: 25 peças

Trimestres/ano: 4

Média mensal: 8,33

Cálculo: [25 x 4] / 3 = 12

Neste caso o estoque terá 12 giros (renovações no ano) esse número vai variar de acordo com a quantidade de peças vendidas por mês.

Com isso é possível fazer um planejamento de investimento, compras e definir ações estratégias para aumentar as vendas ou deixar de vender o produto.

Como aumentar meu faturamento com estoque médio?

como aumentar o faturamento com estoque médioGi

Quando você identifica o estoque médio da sua loja e o giro de estoque seja ele trimestral, semestral ou anual fica muito mais fácil para você se planejar e saber como está à saúde da sua empresa.

Também é possível você selecionar por categorias, por exemplo, latarias, acessórios, químicos entre diversos outros, tudo vai depender da visão que você quer ter.

Se você perceber que o estoque de determinada peça ou categoria não está tendo o giro ideal previsto é essencial que você inicie estratégias de vendas com promoções ou tente identificar se o problema está sendo com a falta de oferta do produto pela equipe ou aceitação pelos clientes, às vezes esse produto não é algo do interesse do público ou a qualidade pode estar inferior e o preço superior ao do concorrente, algo que acontece muito.

Também é muito importante lembrar que para você ter um bom giro de estoque você tenha o sistema bem configurado com as classificações fiscais adequadas para não ter impacto tributário de forma equivocada aumentando o preço de vendas do produto.

Se você tem dúvidas se isso está acontecendo, é hora de pensar em uma assessoria para parametrizar ou revisar o seu sistemas, é muito comum que falhas desse tipo aconteçam em lojas de autopeças, caso isso esteja acontecendo na sua loja também é possível analisar a possibilidade de uma recuperação tributária, já pensou rever valores de impostos pagos de forma errada nos últimos 5 ano?

Caso você se encontre nessas situações entre em contato com o nosso time, temos o prazer de poder ajudar a sua empresa assim como já temos auxiliado diversas outras empresas do segmento.

WhatsApp contabilidade em são paulo


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.