Você esta pensando em montar uma loja de autopeças? Então conhecer como o mercado de autopeças funciona é umas das tarefas mais importantes para o empreendedor que deseja montar uma loja.

Como em qualquer segmento de atuação profissional, para se abrir uma empresa, é extremamente necessário que o empreendedor conheça como o seu mercado funciona. E no ramo das lojas de autopeças não é diferente.

Esse mercado vem se expandindo de um modo surpreendente nos últimos anos e merece uma atenção especial de quem trabalha nesse nicho.

O investidor dessa área precisa entender como o mercado vem atuando ultimamente para que desse modo ele consiga identificar os desafios, as dificuldades e soluções para poder passar por tudo isso e ver o seu negócio crescendo.

Nesse artigo, você ficará por dentro de várias informações desse segmento, como:

  • Dados gerais;
  • Programas de incentivo que podem ajudar na hora de tomar decisões estratégicas;
  • Tipos de desempenhos das empresas do 1º e 2º níveis da cadeia, entre outros.

Esse é um mercado que ainda não foi muito explorado devido à maioria das pessoas não ter muito conhecimento sobre esse assunto e nem saberem o quanto esse tipo de investimento pode gerar lucro. E isso pode ser uma grande oportunidade para você! Se especialize e entenda como o negócio de autopeças funciona e obtenha sucesso neste segmento.

Não deixe de incluir a internet na sua empresa, pois desse modo você pode perder grandes oportunidades nessa área. Abaixo você terá algumas informações que lhe ajudarão na hora de ficar por dentro de como atua esse mercado.

Dados gerais

  • O Brasil contém cerca de 730 empresas de autopeças na indústria, sendo que 64% faturam anualmente até R$100 milhões, o que quer dizer 11% do faturamento total do setor.
  • A Argentina e os Estados Unidos são os países que mais consomem os produtos brasileiros responsáveis por até 50% da exportação.
  • Em 2014, foi investido pelo governo e pelas empresas privadas US$1,4 bilhão, tendo em vista a capacitação das companhias para que a exportação dos seus produtos fosse majorada.
  • No Brasil, os estados que mais atuam nesse segmento são: Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: Biblioteca Sebrae

Investimentos e oportunidades

Se você procurar, conseguirá encontrar vários programas do governo que instigam a compra local de peças e a montagem de veículos. Procure, invista e obtenha inúmeras oportunidades nessa área.

Os empreendedores de autopeças precisam acompanhar todo esse crescimento e tornar o mercado mais competitivo, para que desse modo todos da cadeia sejam beneficiados e as decisões sejam tomadas de modo estratégico.

Empresas do segmento e suas atuações nesse mercado

Aqui você entenderá como as empresas que estão iniciando agora agem na cadeia de fabricação das autopeças e como elas podem aprimorar as suas práticas para se tornarem mais competitivas no mercado e equiparem serviços para grandes empresas.

Analise abaixo a cadeia de fabricantes:

1º nível: São aqueles analisados como grandes players mundiais. Na maioria das vezes, eles provêem peças que contêm sistemas mais completos utilizados na montagem dos automóveis.

Além disso, eles também atuam no mercado de reposição e exportação de mercadorias.

2º nível: Esse nível equivale aquelas empresas que provisionam peças para as do 1º nível, agindo também na hora de abastecer a reposição, aliás, algumas só focam nessa área.

Essas empresas, quando não conseguem suprir a sua demanda, podem contratar outros fornecedores para auxiliar nesse processo.

O empreendedor precisa saber de tudo o que foi dito acima para que desse modo ele consiga montar sua loja de autopeças, e após montar, manter a loja funcionando à todo vapor, de modo a fazer sucesso dentro do mercado superando seus concorrentes.

Precisando de ajuda para montar um loja de autopeças? A Brascont é uma contabilidade em Osasco – SP especializada em empresas de autopeças. Conhecemos tudo desse mercado! Que tal vir tomar um café conosco e planejarmos o futuro de sua mais nova loja de sucesso, hein?

Estamos esperando por você!

Até breve…