Saiba que esse é um mercado muito promissor!

O setor automotivo goza de benefícios comerciais diferenciados mesmo em tempos de recessão econômica. Em épocas de crise financeira, como a que o Brasil está vivendo, as pessoas compram menos carros novos e acabam gastando mais para manter em perfeito estado seus veículos usados. Por isso, se você quer abrir uma loja de autopeças, você pode ter certeza que está investindo em um mercado muito promissor.

Pensando no melhor para empresas da área, abordaremos o seguinte tema:

Abertura de lojas de autopeças

Se você deseja abrir uma loja de autopeça, fique ciente que esse mercado é bem concorrido, porém, bastante promissor!

Essa área cada vez mais está se expandindo no Brasil devido ao aumento de vendas de veículos e também devido ao desejo dos consumidores em manterem seus veículos usados em perfeito estado de conservação. Isto faz com que exista uma demanda muito grande por esse tipo de serviços.

O Brasil vem avançando de modo surpreendente nesse nicho e incluindo novos conceitos e tecnologias que estão auxiliando bastante para que o setor se expanda.

O consumidor ultimamente vem mudando os seus hábitos e dando preferência para a manutenção preventiva, o que também está fazendo com que o mercado de autopeças majore consideravelmente no mercado.

Devido a grande concorrência neste mercado, é necessário que o empreendedor que deseja empreender neste nicho , tenha uma boa visão de negócios e oportunidades para que consiga proporcionar um diferencial e a empresa possa assim se destacar.

Além disso, gostar de carros é bem comum entre as pessoas que trabalham nesse segmento e desejam ter uma loja de autopeças, o que ajuda bastante, pois para atuar nesse mercado é preciso que o indivíduo conheça a mecânica de carros e saiba lidar com os clientes que chegam com dúvidas.

Mas isso não quer dizer que apenas exímios conhecedores de veículos possam empreender nessa área, de forma alguma! Qualquer pessoa com o desejo de empreender pode entrar no negócio. Basta estudar, aprender a gostar do que faz e pegar gosto para lidar com os carros.

Depois de organizar a mente e concluir o que foi ou não feito para investir nesse mercado, escolha os itens da sua loja, trace um plano estratégico e sucesso!

Planejando a sua loja de autopeças

Abrir uma loja de autopeças pode ser uma grande dúvida para muitos empreendedores que desejam investir no negócio e por esse motivo, o primeiro passo a ser dado é o planejamento.

Traçar um plano estratégico e ter em mente a maioria das coisas que vai precisar para que a sua empresa dê certo no mercado, pode ser o que você precisa para conseguir alcançar os seus objetivos.

Entre as principais coisas que você precisa pensar para que o seu negócio tenha um bom desenvolvimento no mercado, estão:

  • Localização;
  • Conhecimento de administração;
  • Qualidade do atendimento;
  • Controle do estoque;
  • Receitas e despesas;
  • Planejamento das compras, entre outras coisas.

Veja abaixo o resumo de alguns dos itens que foram citados acima:

Estoque: As lojas de autopeças precisam ter um bom estoque e o controle de entrada e saída das peças. Para isso, é necessário que você crie um planejamento de negócios.

Ter um pequeno conhecimento sobre esse mercado pode ser essencial nessa hora, para que nada seja desperdiçado.

Produtos: Saber quais produtos oferecer para o cliente é uma prioridade do empreendedor que rege uma loja de autopeças. Caso ocorra de o empresário não ter muita noção nessa área, contratar um profissional para administrar essa pesquisa de mercado é essencial.

Localização: A localidade que você deseja abrir uma loja de autopeças precisa ser bem pensada. Pois, para ela ter uma maior audiência no mercado, o recomendado é que seja localizada próxima a borracharias, funilarias ou oficinas mecânicas.

Estrutura: O aconselhado é que a área da sua empresa não seja menor do que 80m², dependendo do planejamento da sua loja de autopeças. O estabelecimento precisa ser dividido em 5 partes: Loja, estoque, copa, escritório e banheiros (pelo menos dois – Um para funcionários e outro para clientes).

Equipamentos: Você precisará das seguintes coisas: telefone, computador, vitrine para alguns produtos, emissor de cupom fiscal, prateleiras para estoque e balcão.

Um ótimo investimento que você pode fazer e que vem aumentando o faturamento das lojas de autopeças é montar uma loja virtual! Tente e se surpreenda com os resultados!

E se precisar de ajuda com a contabilidade e/ou abertura de uma loja de autopeças, entre em contato! somos especializados em contabilidade para lojas de autopeças e podemos ser um excelente apoio para que você inicie sua loja de autopeças com o pé direito!


Leave a Reply

Your email address will not be published.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.